segunda-feira, 22 de julho de 2024

Zohar Pinchas - A Proteção do Arco-Íris

Zohar Pinchas - A Proteção do Arco-Íris
Sinopse: Rabi Yehuda diz que o arco-íris aparece para lembrar as pessoas da promessa de Deus para nunca mais destruir o mundo, e também ficamos sabendo que o arco-íris aparece sempre que não há justos para proteger o mundo.
A Relevância dessa Passagem
Essa passagem é tão poderosa que a leitura dela feita com o coração tem o poder de estabelecer serenidade perene em nossas almas e paz duradoura no mundo. As boas ações dos justos possuem o poder de contrabalançar todos os pecados dos perversos, por isso os justos nos protegem com sua presença. E o arco-íris, que surgiu logo após o Dilúvio foi um sinal da promessa de Deus de não destruir mais esse mundo, e nos protege quando não há justos entre nós.
35a – Rabi Yosi diz: ‘Um arco-íris vem para proteger o mundo. É como uma rainha usando roupas reais que aparece perante o rei toda vez que ele está para bater em seu filho por haver pecado contra ele. O rei a vê e sua raiva contra o filho se vai, e ele se alegra com a rainha... e por isso o arco-íris aparece no mundo, usando as cores de Malchut (branco, vermelho e verde, conforme as 3 colunas). Quando há um justo no mundo, ele sustenta o pacto e assim protege o mundo. Mas quando não há justos, então há o arco-íris para indicar que o mundo está a ponto de perecer, mas sobrevive por causa dele.
As Cores do Arco-Íris
Comenta rav Berg:
O Zohar fala das cores verde e branca, que são cores de cura. Brilham aqui resplandecentes; e equilibram, curam e fazem com que nos sintamos bem.
A cor vermelha – atribuída ao planeta Marte, e ao aspecto de receber da Coluna da Esquerda – cintila! Sua luz traz conflitos pessoais e globais a um fim pacífico. Além disso, as sementes de todos os conflitos e disputas – os irmãos Isaac e Ishmael, e Iaakov e Esav (Esaú) se combinam numa só cor, assim como as cores do arco-íris se unem na cor branca. Essa unidade exótica tece o amor entre os irmãos, e para sua posteridade – os judeus, muçulmanos, cristãos e toda a família do homem. A intolerância é então banida do coração dos humanos. Barreiras raciais e religiosas se dissolvem até desaparecer.
35b – Rabi Elazar diz: “Esse arco-íris (Malchut) nunca envergou outras cores, que não a dos patriarcas, verde, vermelho e branco. As vestes de Abraão são verdes, e assim estavam quando Ismael foi gerado por ele. Vermelho é Isaak, que adquiriu essa cor quando Esav foi gerado por ele. O vermelho deriva do planeta Marte – Ma’adim, ao qual Esav está ligado. Brancas são as vestes de Iaakov, cujo semblante nunca mudou (pois sua cama era perfeita e não havia culpa nele). 

Pode ser uma imagem de texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário