quarta-feira, 3 de julho de 2024

O Sagrado e o Profano
A sabedoria da Cabalá nos ensina que tudo está unido. Todos os mundos estão conosco, aqui e agora. O paraíso e o inferno, todos os mundos superiores e inferiores, todas as vidas que vivemos, Alma, Espírito, Mente e Corpo, o “bem” e o “mal”, o sagrado e o profano, todos presentes no Presente.
O que dirige nossa percepção, é nossa Vontade. O que varia (e depende de cada um de nós) é a Consciência.  Por isso, quando falamos na Sefirot, a Árvore da Vida, falamos em Esferas de Consciência. São dez mundos feitos de Emanações Luminosas de Consciência. A sintonia com cada uma delas depende de nós, de nosso Livre Arbítrio, de nossas escolhas... enfim, de nossa consciência.
Duas pessoas, numa mesma sala, podem ter percepções opostas sobre a mesma experiência: num período de trabalho, uma delas pode ter julgado o dia interminável, e outra nem o sentiu passar. Um gol num clássico, pode alegrar um e entristecer outro. Mas a experiência foi a mesma.
Se não separarmos (com nossa consciência) o Sagrado do Profano, não o perceberemos, não teremos a percepção de que nosso mundo físico é apenas uma consequência dos mundos superiores. Só podemos adquirir consciência por nosso próprio desejo verdadeiro, ou nosso Recipiente. Precisamos de uma xícara para receber café, ou ele escorrerá entre nossos dedos.
Essa é o segredo do Sétimo Dia, Shabat.
É uma janela cósmica,  um dia dedicado a receber o metafísico, e ao descanso do físico.
Para ter a experiência do Sagrado, é necessário usar nossa consciência e separá-lo. Isso equivale à Coluna Central, Livre Arbítrio, Equilíbrio, Restrição. Nossas escolhas sempre envolvem uma Restrição (sobre todas as alternativas não escolhidas). É nossa Imagem e Semelhança, nosso dom divino, e imagem do Criador.
Por esse motivo acendemos as velas de Shabat, separando os dias profanos do sagrado, e também realizamos o término, na Havdalá, injetando a intenção de que a Luz da Shabat se manifeste também nos dias dedicados ao físico e ao sustento do corpo.
Tudo está entre nós, aqui e agora. O Bem e o Mal, a luz eterna e o curto-circuito.
Depende apenas de nosso estado de consciência. 

Pode ser uma imagem de texto que diz "Sagrado Profano"

Nenhum comentário:

Postar um comentário