quinta-feira, 4 de julho de 2024

Histórias da Cabalá Emet - A Verdade é Eterna

Histórias da Cabalá
Emet - A Verdade é Eterna
Essa história chegou até nós através da Torá Oral, registrada no Midrash:
Antes de criar Adão, Elohim, em sua modéstia, aconselhou-se com os anjos, em sua intenção de criar o homem. Alguns anjos não concordaram.
O anjo chamado Chêssed (Misericórdia, Compaixão) disse: ‘Crie o homem, pois ele irá realizar boas ações.’
O anjo Emet (Verdade) respondeu: ‘Não crie o homem, pois ele estará cheio de distorções.’
O anjo Tzedek (Justiça) replicou: ‘Crie os seres humanos, pois eles serão justos.’
O anjo Shalom (Paz) opôs-se à criação do homem: ‘Ele será cheio de discórdia.’
O salmista descreve o embate entre Chêssed e Emet, Tzedek e Shalom beijaram-se (Salmos 85:11). Mas o Criador decidiu-se a favor dos que desejavam a criação do ser humano.
Emet, o anjo da Verdade, tomou-se o principal defensor contra a Criação e em seguida é descrito que o Criador “lançou Emet para a terra” (Daniel 8:12).
Nesse ato, as hostes celestiais viram uma degradação da Verdade, pois os seres espirituais e eternos não conseguiam manifestar-se por muito tempo no mundo da matéria, sem que fossem corrompido pelo mundo físico. A exposição aos mortais, clamaram eles, através das palavras do salmista: iria comprometer a integridade da Verdade, quando brotasse da terra (Salmos 85:12).
O Criador, porém, assegurou o contrário: a Verdade é tão poderosa, que irá prevalecer e florescer, mesmo na matéria, apesar de qualquer adversidade. Quando Ele afirmou isso, referia-se à Verdade pura e inalterada, a Torá, que se eleva acima das falsidades da terra; iria brotar do mundo dos homens e suplantar a todos os seus oponentes. O profeta Malachi afirma ‘a Torá da Verdade’ (Malachi 2:6).
Realmente, quando Emet foi libertado das profundezas da terra, estava incólume e ileso, como sempre.
Esta história nos relata de que tipo é a sabedoria da Cabalá, que só lida com os conhecimentos eternos, e por esse motivo é tão atual hoje em dia, num planeta superpopulado e tecnológico, quanto era atual há quase 4000 anos.
Para os sábios cabalista, os ensinamentos da Cabalá, transmitidos através da lei dos Galhos e Raízes, são eternos e jamais se alteram. Assim como uma semente permanece adormecida no solo, oculta até finalmente brotar; a Verdade, durante algum tempo pode permanecer oculta, mas sempre será revelada intacta e inalterada.
Um dos 72 Nomes Sagrados nos auxilia a ouvir, falar e lidar com a Verdade eterna:
Nun, Taf, Hei – Dizer a Verdade
Quando preciso dizer a Verdade, esse Nome me dá coragem de abrir o coração antes de abrir a boca. Quando preciso ouvir a verdade, ele me dá forças para abrir os ouvidos e fechar a boca.
Essa combinação de letras hebraicas também permite evocar a energia dos anjos (em especial o anjo Emet) e descobrir mistérios ocultos.
Essas três letras também são usadas para enviar uma mensagem a alguém distante.

Pode ser uma imagem de ‎texto que diz "‎נתה אמת Emet‎"‎

Nenhum comentário:

Postar um comentário