sábado, 13 de julho de 2024

Devocional dia e noitedia 13/07

13 de Julho
Manhã "Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que
assim te ires (…)?" (Jn 4:9) A ira não é sempre ou
necessariamente pecaminosa, mas ela tem uma tal
tendência a se descontrolar que, no momento em
que ela surge, devemos ser rápidos em questionar o
seu caráter com esta pergunta: "Fazes bem que
assim te ires?". Pode acontecer que a resposta seja
"SIM". Muito frequentemente a raiva é como um
louco incendiário, embora, às vezes, seja como o
fogo vindo do céu, como foi no caso de Elias (1Rs
18:38). Fazemos bem quando ficamos irados com o
pecado por conta do mal que o pecado comete
contra o nosso bom e misericordioso Deus; ou
quando ficamos irados com nós mesmos, pois
permanecemos tão tolos mesmo depois de tanta
instrução divina; ou, ainda, quando ficamos irados
com os outros onde a única causa da raiva é o mal
que eles fazem. Aquele que não fica irado pela
transgressão torna-se participante dela. O pecado é
uma coisa repugnante e odiosa, e nenhum coração
que foi regenerado pode pacientemente suportá-lo.
O próprio Deus está irado com o ímpio todos os
dias (Sl 7:11), e está escrito em Sua Palavra: "Vós,
que amais ao Senhor, odiai o mal" (Sl 97:10). No
entanto, muito mais frequentemente, é de se recear
que a nossa raiva não é louvável, ou mesmo
justificável, e, nesse caso, temos de responder "não".
Por que deveríamos ficar chateados com crianças,
aborrecidos com servos, ou furiosos com os
companheiros? Porventura tal raiva é motivo de
honra a nossa profissão de fé cristã ou glorifica a
Deus? Não é, antes, o velho coração mal
procurando ganhar domínio? Não deveremos resistir
a ela com toda a força da nossa natureza recém-
nascida? Muitos professores dão lugar ao seu
temperamento como se fosse inútil tentar resistir a
ele, porém o crente deve lembrar que precisa ser um
conquistador em todos os pontos ou, então, não
poderá ser coroado. Se não podemos controlar o
nosso temperamento, o que a graça tem feito por
nós? Alguém disse a um pregador que a graça está,
muitas vezes, colocada sobre a casca de um
caranguejo. "Sim", respondeu ele, "mas seu fruto
não será caranguejos". Não devemos fazer da nossa
enfermidade natural uma desculpa para o pecado,
mas temos de correr para a cruz e orar ao Senhor
para crucificar os nossos temperamentos, e nos
regenerar em brandura e mansidão a Sua própria
semelhança.


Noite
"Quando eu a ti clamar, então voltarão para trás os
meus inimigos: isto sei eu, porque Deus é por mim"
(Sl 56:9)
É impossível a qualquer idioma humano expressar o
pleno significado desta prazerosa frase: "Deus é por
mim". Ele foi "por nós" antes que os mundos
fossem feitos; Ele foi "por nós", ou não teria dado
Seu bem-amado filho; Ele foi "por nós" quando
feriu o Unigênito e colocou todo o peso de Sua ira
sobre Ele; Ele foi "por nós", embora fôssemos
contra Ele; Ele foi "por nós" quando estávamos
arruinados pela queda, e Ele nos amou apesar de
tudo; Ele foi "por nós" quando éramos rebeldes
contra Ele, e à força O desafiávamos; Ele foi "por
nós", ou não nos teria trazido humildade para buscar
Sua face. Ele tem sido "por nós" em muitas lutas;
fomos chamados para nos deparar com hostes de
perigos; temos sido assaltados por tentações internas
e externas; como poderíamos ter permanecido
incólumes até agora se Ele não tivesse sido "por
nós"? Ele é "por nós" com toda a infinidade de Seu
ser, com toda a onipotência do Seu amor, com toda
a infalibilidade de Sua sabedoria, vestido de todos os
Seus atributos divinos. Ele é "por nós", eterna e
imutavelmente "por nós"; "por nós", quando aquele
céu azul for enrolado como um manto desgastado
(Sl 102:26); "por nós", por toda a eternidade. E
porque Ele é "por nós", a voz da oração sempre nos
garantirá Sua ajuda. "Quando eu a ti clamar, então
voltarão para trás os meus inimigos". Essa não é
uma esperança incerta, mas uma garantia bem
fundamentada: "Isto eu sei". Eu apresento a Ti a
minha oração, e ergo meus olhos em busca da
resposta, certo de que ela virá, e que meus inimigos
serão derrotados, "pois Deus é por mim". Ó crente,
quão feliz és com o Rei dos reis ao teu lado! Quão
seguro estás com tal Protetor! Quão certo estás de
tua causa ser pleiteada por tal Advogado! Se Deus é
por ti, quem será contra ti?

Nenhum comentário:

Postar um comentário