segunda-feira, 8 de julho de 2024

Devocional dia e noite dia 08/07

08 de Julho
Manhã "(…) Declara-me, peço-te, em que consiste
a tua grande força (…)" (Jz 16:6) Onde reside a
secreta força da fé? Encontra-se na comida em que
ela se alimenta, pois a fé observa o que a promessa
é: uma emanação da graça divina, um
transbordamento do grande coração de Deus. A fé
diz: "Meu Deus não teria dado essa promessa exceto
pelo amor e pela graça; portanto, é absolutamente
certo que Sua Palavra será cumprida". A fé pensa:
"Quem deu essa promessa?" e, sem muito
considerar sua grandeza, pensa: "Quem é o seu
autor?". Então, lembra-se que é Deus, Aquele que
não pode mentir; Deus onipotente, Deus imutável;
então, conclui que a promessa será cumprida.
Seguindo em frente, ela avança nessa firme
convicção. Ela se lembra o motivo pelo qual a
promessa foi dada, ou seja, para a glória de Deus, e
sente-se absolutamente certa de que a glória de Deus
está segura, pois Ele nunca manchará Seu próprio
brasão, nem estragará o brilho de Sua própria coroa;
portanto, a promessa deve e ficará firme. Em
seguida, a fé considera também a incrível obra de
Cristo como sendo uma prova clara da intenção do
Pai em cumprir Sua palavra. "Aquele que nem
mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o
entregou por todos nós, como nos não dará também
com ele todas as coisas?" (Rm 8:32). Além disso, a
fé olha para trás, para o passado, pois suas batalhas
a fortaleceram e suas vitórias lhe deram coragem.
Ela se lembra que Deus nunca lhe falhou; mais
ainda, que Ele nunca falhou sequer uma vez com
qualquer um de Seus filhos. Ela se recorda dos
tempos de grande perigo quando veio a libertação;
horas de terríveis necessidades, quando sua força foi
encontrada, e clama: "Não, eu nunca serei levada a
pensar que Ele pode mudar e agora deixar o Seu
servo. Até aqui o Senhor me ajudou, e Ele ainda irá
me ajudar". Assim, a fé vê cada promessa em sua
conexão com o doador da promessa e, ao fazer isso,
pode dizer com segurança: "Certamente que a
bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias
da minha vida" (Sl 23:6).


Noite
"Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o
Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo
o dia" (Sl 25:5)
Quando o crente, com pés trêmulos, começa a andar
no caminho do Senhor, ele pede para ser guiado
calmamente, tal como uma criança sustentada pela
mão de seu pai, e anseia por ser mais instruído na
doutrina da verdade. Ensino prático é o conteúdo da
oração do versículo. Davi conhecia muito, porém ele
sentia sua ignorância, e, por isso, desejava
permanecer na escola do Senhor; por quatro vezes,
em dois versículos, ele solicita uma bolsa de estudos
na faculdade da graça. Seria bom para muitos
professores se, em vez de seguirem suas próprias
artimanhas, eliminando novos modos de pensamento
sobre si mesmos, eles buscassem os bons e antigos
caminhos da verdade de Deus, e rogassem ao
Espírito Santo para lhes dar um entendimento
santificado e um espírito capaz de aprender.
"Pois tu és o Deus da minha salvação". O Trino
Jeová é o Autor e Consumador da salvação do Seu
povo. Leitor, é Ele o Deus da sua salvação?
Encontra você, na eleição do Pai, na expiação do
Filho, e na vivificação do Espírito, todos os motivos
de suas eternas esperanças? Se assim for, você pode
usar isso como argumento para obter novas bênçãos;
se o Senhor determinou salvá-lo, com certeza Ele
não recusará instruí-lo em Seus caminhos. É algo
abençoado quando podemos nos dirigir ao Senhor
com a confiança que Davi manifesta aqui; isso nos
dá um grande poder na oração e conforto nas
provações.
"Por ti estou esperando todo o dia". A paciência é a
justa serva e filha da fé; nós esperamos alegremente
quando estamos certos de que não esperamos em
vão. É nosso dever e privilégio aguardar pelo Senhor
no culto, na adoração, na expectativa e na
confiança, todos os dias da nossa vida. A nossa fé
será uma fé provada e, se for verdadeira, suportará a
contínua provação sem ceder. Não ficaremos
cansados de esperar em Deus se nos lembrarmos
quanto tempo, e quão graciosamente, Ele já esperou
por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário