terça-feira, 9 de abril de 2024

ZOHAR – Tazria – “A Praga da Lepra”

ZOHAR – Tazria – “A Praga da Lepra”
88. “Quando a praga da lepra está sobre um homem, ele é levado ao sacerdote.” (Vaicrá 13:9). Disse rabi Yosi, e os amigos comentaram sobre todas as cores da praga. O sacerdote sabia pronunciar pureza ou impureza segundo elas. Para saber se são sofrimentos do amor ou aqueles sobre a pessoa quando o Mestre o rejeita e permanece afastado dele. Pois de acordo com os caminhos do homem, a praga é infligida ao mundo.
Contam que no Templo Sagrado, existia um espelho que refletia não apenas a pessoa física mas também a espiritualidade de alguém podia ser vista. Em nossos dias, já que o Templo Sagrado (físico) não existe, cada um de nós é um espelho para todos os outros. O que vemos nos outros é o que realmente acontece em nosso interior.
Lepra - Maledicência
A palavra lepra, citada na porção Tazria, está ligada à “má palavra” em hebraico, e isso se relaciona não apenas com o que falamos, mas também ao que não falamos. Para não sofrer os efeitos da lepra espiritual, precisamos aprender a escutar. Se algo negativo está instalado em nosso coração, o mal já está feito, quer falemos ou não.
Quando fica a nosso cargo decidir se estamos ou não em negatividade, nossa natureza sempre decide a nosso favor, pois sempre enxergamos o que está errado com os outros, não conosco. Somos espelhos um para os outros: enxergamos refletido nos outros os defeitos que temos de lidar em nós mesmos.
Os cabalistas ensinam que todos os males físicos derivam de um problema espiritual em nosso relacionamento com o próximo.
Por exemplo, se estivermos num estado emocional negativo, isso pode se manifestar como problemas de cabeça. A inflamação da pele pode ser causada por um ego inflado; doenças no rosto podem ser causadas por nossos olhares de inveja ou vingança para os outros. Problemas na boca surgem quando nos entregamos à maledicência e aos mexericos. Queimaduras na pele podem se relacionar à raiva que arde em nós.
Por isso, quando há uma manifestação física de desequilíbrio, sempre temos de pensar o que fizemos de errado espiritualmente.

Pode ser uma imagem de ‎o Muro das Lamentações e ‎texto que diz "‎.88 נגע צרעת כי תהיה באדם והובא אל הכהן. א"ר יוסי, האי נגע, כל גוונין היליה אתערו בהוּ חכרייא, וכהנא הוה ידע בהוּ לרכיא ולמסאבא, הוה ידע, אינון רַהוו יסורין הרחימותא, iド אינון האשתכחו במאן מאיס ביה מאריה ורחיק כיה, ההא לפום ארחוי הב"נ גרים נגע בעלמא.‎"‎‎

Nenhum comentário:

Postar um comentário