sábado, 27 de abril de 2024

Ômer – A Reconquista da Luz de Pêssach

Ômer – A Reconquista da Luz de Pêssach
O caminho do Egito até o monte Sinai durou 49 Dias. Na noite de Pêssach recebemos toda a Luz da lua cheia de Nissan, porém sem o merecimento para conservá-la.
O objetivo da contagem do Ômer, que se iniciou no dia seguinte ao sêder de Pêssach, é recuperar, passo a passo, essa Luz que revelamos usando o impulso de Áries, em Nissan. Iniciamos então, um período de 7 semanas, cada uma correspondendo a uma sefirá, a fim de recuperar, a cada dia, o merecimento que revelamos na lua cheia. Como não acessamos as 3 sefirot superiores, em cada sefirá temos 7 ‘degraus’, cada um expresso por uma bênção, para trazermos até nós a Luz de Chêssed.
Ao mesmo tempo, elevamos nosso merecimento a partir de Malchut, também dia a dia, 7 bênçãos por semana e por sefirá. Isso, ao final de 7 semanas, nos levará até Shavuot, após 49 bênçãos, 7 para cada semana, nos elevando até Biná, que está relacionada ao número 50, pelos 50 canais de entendimento.
No quinquagésimo dia, (Shavuot), completamos nosso trabalho e recebemos a Torá, reconquistando assim toda a luz recebida em Pêssach.
Na noite da morte dos primogênitos no Egito, ocorreu o aspecto da remoção de toda a negatividade, pela raiz. Ari HaKadosh nos ensina que após a remoção da negatividade, o Ômer é um período de purificação de nosso recipiente, passo a passo, para retirar todas as impressões de negatividade que possam ter permanecido, e reconstruir a pureza de nosso recipiente para receber e conter uma nova Luz.
É uma ascensão do mundo material para o mundo espiritual, na qual revivemos a jornada dos 70 povos que atravessaram o mar Vermelho com Moisés. Como ferramenta para nos auxiliar, os Sábios da Cabala nos trouxeram as 49 bênçãos diárias nas 7 semanas do Ômer: Cada dia da semana percorremos uma das 7 sefirot ao nosso alcance. Ao mesmo tempo, trazemos a Luz de Chêssed até Malchut, nosso mundo físico.
Trata-se de um período estreito, em que precisamos das ferramentas da Cabalá para garantir nosso bem estar. Por outro lado, se as utilizarmos, passamos por essa época sem problema algum.
Ao final, chegaremos em Shavuot, a autorga da Torá à todos nós, que, segundo a sabedoria da Cabalá, participamos desse recebimento.

 

Pode ser uma imagem de ‎texto que diz "‎Shabat Shalom! a Contagem do Ômer းး္ံ דה‎"‎

Nenhum comentário:

Postar um comentário