domingo, 14 de abril de 2024

Um Pequeno Gesto

Um Pequeno Gesto
Mesmo que tenhamos a vela e os fósforos, a chama não se produz sozinha. É preciso nossa intervenção para riscar o fósforo e aproximar sua chama da vela; só então tudo à nossa volta se ilumina.
Assim é com a energia divina em nosso mundo. A Luz é quem ilumina nossas almas e realiza os milagres; porém, sem a intervenção do ser humano para iniciar um processo, nada acontece.
A sabedoria do Zohar afirma que nada se move acima, se não for despertado abaixo. Assim ocorreu com a abertura do mar Vermelho, quando as águas só se moveram depois que um príncipe hebreu entrou nas águas até que lhe cobrissem o nariz; só então o mar se abriu.
O Pão Ázimo - Matsá
Essa semana iniciamos um ritual de restrição de Restrição do Ego, evitando o fermento nos alimentos; por isso consumiram pão ázimo. Aqui há um mal entendido. Costuma-se contar que isso ocorreu porque os hebreus foram ‘apanhados’ de surpresa e não tiveram tempo de fermentar o pão para a jornada, porém há uma inversão aqui, onde novamente nosso “pequeno gesto” iniciou o processo de saída do Egito:
Conta-se que antes da noite dos primogênitos, comemorada em Pêssach, muitos hebreus já faziam o pão sem fermento, tamanha a certeza que sairiam apressadamente, e queriam estar preparados. Esse foi o pequeno gesto que trouxe a saída dos povos.
Assim como nossa imagem no espelho não se move em nossa direção, a não ser que nós mesmos demos o primeiro passo, a Luz não toma a iniciativa de vir até nós, a menos que iniciemos aqui esse processo, com um gesto, uma prece ou um ritual realizado no mundo físico.
Esse é o nosso poder, e a tarefa de nossas almas: transformar a nós mesmos e refletir isso para as esferas elevadas, movendo todos os mundos.
Durante o ritual da Havdalá, contemplamos o reflexo da chama em nossas unhas... um pequeno gesto que dirige toda a Luz da Shabat para nossa semana, através da bênção:
“Bendito sejas, Adonai, nosso Elohim, Rei do Universo, que criaste luminárias de fogo.”
Que a Luz da Shabat ilumine nossa semana!
Shavua Tov a todos!

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, fogo e texto que diz "Basta um pequeno gesto, feito de longe e de leve, para que venhas comigo, e eu para sempre Te leve. ~Cecília Meireles Shavua Τον!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário