quarta-feira, 17 de abril de 2024

Cabalá e os Toltecas - Sabedorias Milenares

Cabalá e os Toltecas - Sabedorias Milenares
Os 4 Compromissos, vindos da sabedoria tolteca, apresentados por Don Miguel Ruiz*, são acordos que fazemos conosco, cuja prática melhora muito nossas vidas.
A Cabalá, como sabedoria original dos povos sagrados, tem o poder de recuperar essa memória, e também de auxiliar a sua prática, através dos 72 Nomes Sagrados.
Os 4 Atlantes, como são chamadas essas monumentais estátuas de guerreiros toltecas, no alto do templo “Estrela da Manhã” em Tula (700 d.C.) no México, servem para representar os 4 compromissos.
Para ajudar a praticá-los (são todos simples, mas não é fácil colocar em prática) podemos meditar em alguns dos 72 Nomes Sagrados:
1- SER IMPECÁVEL COM A PRÓPRIA PALAVRA.
- Mem, Lamed, Hei – Compartilhando a Chama: traz a força das palavras usada na Criação, usadas para criar, não para destruir - “mila” (palavra e também circuncisão) – a circuncisão da língua.
- Nun, Taf, Hei – Dizer a Verdade – Coragem para dizer e ouvir a Verdade.
2- NÃO LEVAR NADA PARA O LADO PESSOAL.
- Iud, Lamed, Hei – Adoçando o Julgamento – Remove nosso julgamento sobre os outros e sobre nós – Ligado ao nome Elohim, relacionado à coluna da esquerda: Julgamento.
- Lamed, Hei, Chet – Esqueça Você Mesmo – Reduz a influência do Ego e a teimosia - Traz harmonia e consciência espiritual em relação aos outros.
3- NÃO TIRAR CONCLUSÕES (perguntar ao invés de presumir).
- Dalet, Mem, Beth – Temor Divino – Ajuda a não julgar e criticar os outros – Percebemos a repercussão de nossas palavras e atos.
- Iud, Iud, Záin – Dizendo as Palavras Certas – Usando esse nome, a Luz fala por nós, trazendo ordem e certeza em nossas vidas.
4- FAZER SEMPRE O MELHOR POSSÍVEL.
- Dalet, Nun, Iud – Nunca aceitar menos – Nossos olhos e corações permanecem focalizados no objetivo final. E não aceitamos menos do que nosso melhor possível.
- Men, Beth, Hei – Pensamentos para a ação – Traz nossos melhores pensamentos para o mundo físico, transformando-os em ações.
Meditar nesses Nomes Sagrados ajuda a colocar em prática os compromissos, uma tarefa que exige muita persistência.
Bom lembrar que o verdadeiro sábio não é o que conhece muito, e sim o que pratica o que conhece. Por isso: Não acredite, experimente.
Unir todas as culturas e crenças é a missão da Cabalá, para que recuperemos nossa memória original, trazendo de volta toda a sabedoria que esquecemos ao longo das gerações.

 

Pode ser uma imagem de ‎o Muro das Lamentações e ‎texto que diz "‎Os 4 Compromissos e os 72 Nomes נתה מלה להון ילה P ייך דמב מבה דני‎"‎‎

Nenhum comentário:

Postar um comentário