domingo, 7 de abril de 2024

11 - A Paz e Prosperidade

11 - A Paz e Prosperidade

O Oráculo

Paz e prosperidde. O pequeno parte, o grande se aproxima.
Boa fortuna. Sucesso.

Interpretação

O hexagrama representa o casamento entre o céu e a terra. E essa união traz paz, prosperidade e boa sorte. Todas as coisas se irmanam; todos os desejos se harmonizam. Os que se encontram no interior são capazes e fortes; os que estão no exterior colaboram. Os superiores e poderosos vão ao encontro dos inferiores e dos humildes. O princípio luminoso se encontra no centro e prospera; o princípio obscuro se encontra na periferia e declina.

Quando, numa nação ou num grupo, os bons ocupam um lugar central e detêm as rédeas do poder, até mesmo os malfeitores colocam-se sob sua influência e se aperfeiçoam. Na esfera humana, quando predomina a inspiração celeste, a própria natureza animal sofre essa influência e encontra seu lugar adequado.

É uma época de concórdia, que põe fim a todas as hostilidades. Mas, para que a paz seja duradoura, é preciso estar consciente da impermanência de todas as coisas criadas. Para que a paz não se reduza à estagnação, as forças opostas precisam encontrar um equilíbrio vivo, no qual têm um papel fundamental os conselhos dos mais sábios e normas claras para a convivência.

O conselho estratégico

O sábio, com suas aptidões, completa e aperfeiçoa o curso do Céu e da Terra, ajudando a harmonizar os dons celestes e terrestres em benefício dos homens.

Interpretação

O Céu e a Terra estabelecem trocas entre si e propiciam uma época de grande prosperidade. Mas existe uma importante mediação humana nesse casamento. Os santos sábios compreenderam o fluxo do tempo e das estações do ano, encontrando a seqüência dos fenômenos naturais; igualmente, indicaram os pontos cardeais para nos situar no espaço que sustenta todas as coisas. Desse modo, as atividades humanas encontram o momento oportuno e o lugar adequado para se realizarem. O rendimento natural é aumentado e, assim, a natureza recompensa o homem com seus frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário