quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Não busque no outro o que falta em você...
Pensamento:
A solidão não é a falta de alguém ou de companhia. Ela é na verdade, falta de si mesmo.
Sigmar Sabin
Mensagem:
Bom Dia!

Ultimamente tenho observado e refletido sobre as qualidades das relações e dos relacionamentos, não somente entre as pessoas, mas na relação destas pessoas com as “coisas”, com seu trabalho, com as condições climáticas, com os problemas e as dificuldades que enfrentam na rotina diária.

Percebo que a maioria dos conflitos, desarmonias, discussões e brigas começam por coisas muito pequenas. Muitas vezes esses conflitos giram em torno de pequenos hábitos do dia a dia.

Nós nos enclausuramos nas manias de fazer as coisas de certo jeito ou de outro e queremos que a outra pessoa comece a fazer o mesmo.

Vejo também que as pessoas estão cada vez mais exigentes e esperam do outro o complemento daquilo que falta em si mesma ou buscam no outro a perfeição que não conseguem encontrar em si próprios, como se existissem moldes perfeitos para o outro se encaixar perfeitamente aos nossos desejos e ao tamanho das nossas necessidades.

Esquece-se porém que toda essa expectativa mora somente dentro de nós, todos os nossos desejos, nossas vontades estão dentro de nós, no nosso pensamento que muitas vezes se torna uma ilusão, por isso não acredito que existem príncipes encantados, nem metades da laranja, na tampa da panela.

Eu, como muitas outras mulheres da minha geração, já sofreu o complexo de cinderela, mas nos dias de hoje, já conseguem colocar o pé no chão e andar com as próprias pernas.

Eu acredito que o que existe, é a disponibilidade de duas pessoas de se entregarem em uma relação mútua, respeitando as fraquezas e limitações do outro.

Entretanto, se existir uma carência que sufoca, uma necessidade urgente de atenção, se você sente-se inadequado na sua própria companhia, busca aprovação e confirmação no outro, espera do outro uma resposta para suas perguntas, exige sua presença, esta parece ser a receita de uma relação fracassada e o diagnóstico disso chama-se baixa autoestima.

Tenho recebido muitos emails de leitores depois que escrevi perguntando o que é autoestima e estou ainda fazendo um apanhado de todas as respostas para compartilhar com você aqui no Bom Dia Hoje, mas hoje quero somente convidar você a pensar comigo, a refletir sobre os problemas que ocorrem em sua volta.

Quantos desses problemas estão relacionados com baixa autoestima, o que em minha opinião, é um dos maiores males da humanidade porque é graças a isso que relacionamentos se desfazem, conflitos surgem, pessoas se afastam, problemas nascem de todos os lados e as soluções nem sempre estão claras o suficiente.

Quando alguém precisa se gabar de suas conquistas, despejar sobre os outros suas glorias e vitórias, indiretamente mostra que tem baixa autoestima, pois precisa de apreciação e reconhecimento externo para alimentar seu ego.

Uma pessoa ciumenta, que sufoca a outra com suas inseguranças, medos e fraquezas, demonstra que tem baixa autoestima e assim sufoca a outra de tal forma que a beleza da relação se apaga com o tempo.

Alguém que busca conselhos de outras pessoas antes de tomar uma decisão importante tem baixa autoestima.

Poderia até ser uma conversa debatendo os prós e os contras de uma decisão até seria válido, mas muitas vezes as pessoas querem obter da outra certa aprovação para ter enfim a coragem de assumir as consequências das suas próprias decisões, de que o que ela está fazendo está correto ou não, mas não existem regras, não existe o certo ou errado.

Você não quer tomar uma decisão baseado na experiência de outra pessoa, não pode comparar sua vida com outra vida, não pode buscar padronização de historias vividas.

Cada um de nós tem uma historia diferente, com personagens diferentes, cenários e experiências diferentes. Não padronize sua história.

Cabe a cada um de nós tomar suas próprias decisões, errando ou acertando, porém aprendendo, amadurecendo.

Delegar aos outros o destino de nossa vida, é um sinal que nossa autoestima está baixa e precisa de cuidados.
Quem tem consciência de suas limitações, fraquezas, mas também reconhece seus pontos fortes e encara as contradições como algo natural em todo ser humano, convive melhor consigo mesmo e com os outros.

Vamos refletir sobre esse tema e veja se você também não espera obter do outro algo que falta em você.

Com muito carinho desejo que você tenha um Bom Dia Hoje!

Vera M Wilson
Professora de Inglês para Brasileiros, Português para Estrangeiros.
Terapeuta do Riso.
Contato com a autora: veramwilson@gmail.com
Pagina do Facebook: https://www.facebook.com/pages/Grupo-do-Riso-Solto/224466094358619?fref=ts

Indique o site do Bom Dia HOJE: http://www.bomdiahoje.com.br para seus amigos, colegas e conhecido.

Solicite que se cadastrem GRATUITAMENTE!

Participe de página do Bom Dia HOJE no FACEBOOK: http://www.facebook.com/pages/Bom-Dia-HOJE/295546597124662

Siga o Bom Dia HOJE no Twitter: @bomdiahoje ou www.twitter.com/bomdiahoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário