quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Evite preocupações para viver mais e melhor...


Pensamento:
Aqueles que não sabem como combater as preocupações morrem jovens.
Dr. Alexis Carrel Mensagem:
Olá, que você tenha um Bom Dia HOJE!

Você anda se preocupando muito ultimamente? Também não é para menos, não é mesmo? Infelizmente vivemos uma era bem caótica no mundo.


Mas, você sabia que muitas das preocupações na verdade não se justificam?


Isso mesmo . Tem momentos onde que por falta de preparo, conhecimento, ou mesmo de autoconhecimento, acabamos nos preocupando com situações e fatos sobre as quais não temos absoluto controle ou condições de resolvê-las.


Justamente por não termos condições de resolver tais situações, é que não devemos despender energia em ações, verdadeiramente inúteis.


Entendo que não possa parecer uma ideia muito fácil de aceitar. Principalmente quando estamos diante de situações que possam nos causar a sensação de perda, de prejuízo ou fracassos.


Afinal de contas, ninguém em sã consciência quer perder ou fracassar, não é mesmo?


Mas viver constantemente preocupado com o que poderia nos acontecer, sem conhecer com detalhes uma determinada situação, só contribui para que o tempo desapareça de nossas mãos sem que sejamos úteis.


Até aqui, já imagino que você esteja esperando uma resposta para as situações que apresentei hoje. Então vamos lá.. Ao que realmente interessa.


Como não existem “formulas mágicas”, o que vou compartilhar é uma espécie de técnica, que qualquer pessoa poderá adotar e aplicar para se libertar da angústia de preocupar-se e não viver.


O primeiro passo é analisar sem medo e honestamente a situação, procurando imaginar o que de pior poderá acontecer com você, se um determinado fracasso acontecer.


Por exemplo, se você perder um negócio muito importante ou um cliente valioso, deixar você e mudar para a concorrência. Você certamente não perderá a vida por isso. Na pior das hipóteses a perda será financeira, podendo atrapalhar seus planos de crescimento por algum tempo.


Então vamos ao segundo passo. Imagine agora o que realmente de pior poderá acontecer e procure aceitar todas as conseqüências se necessário.


Aceite a idéia, que se acontecer um fracasso em sua vida, isso será um golpe forte em sua vida. Mas que você poderá superar, levantar-se novamente.


Sabe o que isso significa ? Mesmo, parecendo difícil a idéia de aceitar um fracasso, sabendo e aceitando suas conseqüências como inevitáveis. Você estará se preparando para o terceiro passo!


O terceiro passo é: preparar-se para dedicar com calma o seu tempo, energia e esforço para remediar ou construir uma saída para as piores situações já aceitas no passo dois.


Concluindo com um exemplo: Se numa determinada situação você se deparar com um possível problema que venha lhe causar a perda de uma quantia, digamos uns mil reais. Após aplicar os dois passos anteriores, você poderá concluir que investindo uns vinte por cento com uma estratégia bem elaborada e ousadia, poderia reverter todo o processo.


Resumindo estas técnicas para viver com menos preocupações para você . Faça estas três coisas:


Pergunte a si mesmo: “Qual é a pior coisa que poderia me acontecer?”


Prepare-se para aceitar o pior, se isto realmente for preciso.


Depois, calmamente, procure melhorar a situação, partindo do pior.


Espero ter contribuído com você um pouco, para que consiga evitar preocupações para viver mais e melhor.


Pense nisso...


Tenha um Bom Dia HOJE !



Sigmar Sabin

Professor e Aprendiz da vida
Fale comigo: sigmarsabin@bomdiahoje.com.br

Acesse e cadastre-se, indique: www.bomdiahoje.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário