segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Atenção... a vida é como é...


Pensamento:
A vida não é como deveria ser. Ela é como é. A diferença está na maneira de enfrentá-la.
Virginia Satir. Mensagem:
Olá!

Este fim de semana foi digamos um pouco atípico. Primeiro, eu viajei ao interior do estado, para participar da celebração de Crisma do meu filho. Filhos crescem e conquistam novas etapas em suas vidas e sua formação pessoal. Por este lado, posso comemorar, por que valeu a pena.


segundo acontecimento, não muito agradável. Pois, agora ao retornar para casa, fui verificar meus emails, recebi mensagens de dois amigos, se mostrando um pouco apreensivos, pois alertavam que meu perfil no Facebook estava estranho.


Estranho?


Bem fui verificar e não consegui acessar a conta, erro de senha, sem chance de recuperação pelo site. Liguei para um dos meus amigos que me informou que o conteúdo do perfil tinha sumido que não tinha mais fotos e havia uma mensagem suspeita no status do perfil.


Analisando com mais profundidade, chegamos a uma triste conclusão: o perfil foi invadido ou acessado indevidamente por alguém. Mas como? Eu que tenho mania de preocupação com segurança dos dados na internet, acabei também apreensivo.


Já havia presenciado uma invasão a uma das páginas de uma das faculdades onde trabalho, esta semana. Fui analisar, fazer uma retrospectiva, de onde poderia haver uma falha.


Eis, que eu cometi um erro “infantil”. Durante esta semana, em virtude de ter que acessar e-mail para acompanhar algumas negociações, acabei acessando minhas contas de e-mail e inclusive do FACE, numa lan house e em laboratório de informática de uma das instituições de ensino onde trabalho e ao conectar na rede social, assinalei um item: “Mantenha-me conectado” e para completar, cometi outro erro. Saí da sala, sem desconectar da rede social.


Apesar do susto, do desconforto e da preocupação de talvez ter perdido o perfil do FACE, tive um aprendizado. O excesso de confiança em atividades que fazemos habitualmente, podem facilmente nos levar a negligenciar procedimentos como cuidado com a segurança.


Isso me fez refletir, sobre um piloto de avião que antes de iniciar um voo, tem um checklist que obrigatoriamente, deve seguir, para evitar qualquer mínimo risco durante um voo e causar um acidente.


Talvez usar as ferramentas da tecnologia não tenha tanta implicação, mas por pequenos descuidos, também podemos nos expor facilmente aos perigos deste mundo virtual, que possibilitam desde um roubo de senhas e informações pessoais, inclusive que permitam acessar contas bancárias, etc.


Hoje, por minha experiência desagradável, quero deixar este alerta . Para que no futuro você não se exponha a esse tipo de risco ou descuido.


Agora é tentar recuperar a minha senha de acesso ao FACE, para regularizar o perfil. Por isso, se você leu esta mensagem, peço que não aceite nenhum convite de amizade vindo do meu perfil, antes que o perfil esteja regularizado e eu escreva sobre isto no Bom Dia HOJE.


Conto com sua compreensão .


A desconfiança é a mãe da segurança. (Madeleine Scudéry).


Tenha um Bom Dia HOJE !



Sigmar Sabin

Professor e Aprendiz da vida
Fale comigo: sigmarsabin@bomdiahoje.com.br

Acesse e cadastre-se, indique: www.bomdiahoje.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário