quarta-feira, 10 de junho de 2009

Inspire-se em quem fez sua vida pela educação

Ola!

Para alguém que trabalha com educação, buscar inspiração em poetas, escritores, pintores, músicos, cientistas, estadistas, que acabam compondo uma espécie de legião de inspiradores. Não poderia deixar de fora dessa relação um EDUCADOR.

Por isso, que eu trago para lhe apresentar hoje, como nosso inspirador da semana, um Educador.

Você tem idéia de quem seja ele?

Nosso inspirador de hoje é um Educador Brasileiro. Um cidadão que fez um trabalho notável na educação popular.

Alguém que delineou sua atuação, através da Pedagogia da Libertação!

Ele é Paulo Freire.

Vem comigo e conheça um pouco mais deste grande inspirador!

Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial[1], tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.

Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife. Sua família fazia parte da classe média, mas Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário método de alfabetização.

Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. Pelo mesmo motivo, sofreu a perseguição do regime militar no Brasil (1964-1985), sendo preso e forçado ao exílio.[carece de fontes?]

O educador procurou fazer uma síntese de algumas correntes do pensamento filosófico de sua época, como o existencialismo cristão, a fenomenologia, a dialética hegeliana e o materialismo histórico.[carece de fontes?] Essa visão foi aliada ao talento como escritor que o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos, quase sempre ligados a partidos de esquerda.

A partir de suas primeiras experiências no Rio Grande do Norte, em 1963, quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, Paulo Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização, adotado primeiramente em Pernambuco. Seu projeto educacional estava vinculado ao nacionalismo desenvolvimentista do governo João Goulart.

Freire entrou para a Universidade do Recife em 1943, para cursar a Faculdade de Direito, mas também se dedicou aos estudos de filosofia da linguagem. Apesar disso, nunca exerceu a profissão, e preferiu trabalhar como professor numa escola de segundo grau lecionando língua portuguesa. Em 1944, casou com Elza Maia Costa de Oliveira, uma colega de trabalho. Os dois trabalharam juntos pelo resto de suas vidas e tiveram cinco filhos.

Em 1946, Freire foi indicado ao cargo de diretor do Departamento de Educação e Cultura do Serviço Social no Estado de Pernambuco, onde iniciou o trabalho com analfabetos pobres. Também nessa época aproximou-se do movimento da Teologia da Libertação.

Em 1961 tornou-se diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife e, em 1962, realizou junto com sua equipe as primeiras experiências de alfabetização popular que levariam à constituição do Método Paulo Freire. Seu grupo foi responsável pela alfabetização de 300 cortadores de cana em apenas 45 dias. Em resposta aos eficazes resultados, o governo brasileiro (que, sob o presidente João Goulart, empenhava-se na realização das reformas de base) aprovou a multiplicação dessas primeiras experiências num Plano Nacional de Alfabetização, que previa a formação de educadores em massa e a rápida implantação de 20 mil núcleos (os "círculos de cultura") pelo País.

Em 1964, meses depois de iniciada a implantação do Plano, o golpe militar extinguiu esse esforço. Freire foi encarcerado como traidor por 70 dias. Em seguida passou por um breve exílio na Bolívia e trabalhou no Chile por cinco anos para o Movimento de Reforma Agrária da Democracia Cristã e para a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação. Em 1967, durante o exílio chileno, publicou no Brasil seu primeiro livro, Educação como Prática da Liberdade, baseado fundamentalmente na tese Educação e Atualidade Brasileira, com a qual o Freire concorrera, em 1959, à cadeira de História e Filosofia da Educação na Escola de Belas Artes da Universidade do Recife.

O livro foi bem recebido, e Freire foi convidado para ser professor visitante da Universidade de Harvard em 1969. No ano anterior, ele havia concluído a redação de seu mais famoso livro, Pedagogia do Oprimido, que foi publicado em varias línguas como o espanhol, o inglês (em 1970), e até o hebraico (em 1981). Em razão da rixa política entre a ditadura militar e o socialismo cristão de Paulo Freire[carece de fontes?], ele não foi publicado no Brasil até 1974, quando o general Geisel assumiu a presidência do país e iniciou o processo de abertura política.

Depois de um ano em Cambridge, Freire mudou-se para Genebra, na Suíça, trabalhando como consultor educacional do Conselho Mundial de Igrejas. Durante esse tempo, atuou como consultor em reforma educacional em colônias portuguesas na África, particularmente na Guiné-Bissau e em Moçambique.

Com a Anistia em 1979 Freire pôde retornar ao Brasil, mas só o fez em 1980. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores na cidade de São Paulo, e atuou como supervisor para o programa do partido para alfabetização de adultos de 1980 até 1986. Quando o PT foi bem sucedido nas eleições municipais de 1988, para a gestão de Luiza Erundina (1989-1993), Freire foi nomeado secretário de Educação da cidade de São Paulo. Exerceu esse cargo de 1989 a 1991. Dentre as marcas de sua passagem pela secretaria municipal de Educação está a criação do MOVA - Movimento de Alfabetização, um modelo de programa público de apoio a salas comunitárias de Educação de Jovens e Adultos que até hoje é adotado por numerosas prefeituras (majoritariamente petistas ou de outras orientações de esquerda) e outras instâncias de governo.

Em 1986, sua esposa Elza morreu. Dois anos depois, em 1988, o educador casou-se com a também pernambucana Ana Maria Araújo Freire, conhecida pelo apelido "Nita", que além de conhecida muito antiga era sua orientanda no programa de mestrado da PUC-SP.

Em 1991 foi fundado em São Paulo o Instituto Paulo Freire, para estender e elaborar as idéias de Freire. O instituto mantém até hoje os arquivos do educador, além de realizar numerosas atividades relacionadas com o legado do pensador e a atuação em temas da educação brasileira e mundial.

Freire morreu de um ataque cardíaco em 2 de maio de 1997, às 6h53, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, devido a complicações na operação de desobstrução de artérias.

Paulo Freire delineou uma Pedagogia da Libertação, intimamente relacionada com a visão marxista do Terceiro Mundo e das consideradas classes oprimidas na tentativa de elucidá-las e conscientizá-las politicamente. As suas maiores contribuições foram no campo da educação popular para a alfabetização e a conscientização política de jovens e adultos operários, chegando a influenciar em movimentos como os das Comunidades Eclesiais de Base (CEB).

No entanto, a obra de Paulo Freire não se limita a esses campos, tendo eventualmente alcance mais amplo, pelo menos para a tradição de educação marxista, que incorpora o conceito básico de que não existe educação neutra. Segundo a visão de Freire, todo ato de educação é um ato político.

Inspire-se em alguém que entregou sua vida à educação!

Pense Nisso...

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Seja você a transformação que deseja fazer no mundo...

Um Bom Dia
Ola

Algumas vezes, as pessoas me perguntam como eu consigo me inspirar para escrever as mensagens de segunda a sexta-feira, no Bom Dia HOJE, tentando levar aos leitores uma diversidade de temas.

Bom, eu busco inspiração em situações, acontecimentos ou mesmo em desejos do cotidiano.

Sabe como é isso?

Situações vividas, alguma conversa aqui, um fato ali. Para exemplificar, vou falar como aconteceu a inspiração sobre o tema que falaremos no Bom Dia de HOJE.

Há algum tempo, isso já deve chegar próximo aos 2 anos, eu não visitava, não passava pelo centro de uma das cidades da região metropolitana de Curitiba.

Hoje, em visita a alguns clientes na cidade, passei por boa parte da região central da cidade e aproveitei essa passagem para observar uma série de mudanças que ali ocorreram.

Confesso que fiquei alegre e surpreso, com a imensa melhoria que aconteceu. Prédios novos, novos estabelecimentos no comércio, diversas obras.

Mudanças que as pessoas que habitualmente passam por ali todos os dias não notam.

Mas essa passagem pela cidade acabou por me remeter em pensamento para uma historinha que eu havia compartilhado em alguma edição antiga do Bom Dia HOJE, no primeiro ano de sua existência. Isso foi em 2003.

É uma história de uma revolução causada por um vestido novo.

Mas o que tem a ver um vestido novo com a mudança que percebi na cidade hoje?

Acompanhe a historinha que você vai compreender!

Essa história, recebi por e-mail de um amigo, sem mencionar sua autoria!

Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita, que freqüentava a escola local. Sua mãe não era muito cuidadosa e a criança quase sempre se apresentava suja e mal vestida.

Seu professor a observava, sentindo-se inconformado com o estado da bela menina. Um dia ele resolveu separar algum dinheiro do pouco que ganhava e foi a uma loja e comprou um vestido novo para ela.

Ao ver o vestido, a mãe percebeu que seria lamentável que sua filha, com aquele traje novo, andasse tão suja e descuidada. Por isso, passou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos, cortar suas unhas.

O pai, notando a transformação, achou que seria uma vergonha sua filha, tão bonita e bem arrumada, morar em um lugar como aquele, caindo aos pedaços. Combinou com a mulher que, além deles mesmos se arrumarem melhor, também iriam ajeitar a casa.

Logo, a casa passou a se destacar pela beleza das flores que enchiam o jardim, e pelo cuidado em todos os detalhes.

Os vizinhos, por sua vez, ficaram envergonhados e resolveram também arrumar as suas casas. Depois de um tempo, todas as casas estavam transformadas.

O prefeito, entusiasmado, resolveu enfim dar início às obras tão necessárias. Ruas foram limpas e asfaltadas, o esgoto canalizado. E, pouco a pouco, o bairro tornou-se um local digno para se viver.

E pensar que tudo começara com um vestido novo... Claro que não era intenção daquele professor consertar todo um bairro.

Ele apenas fez o primeiro movimento, que acabou levando outras pessoas a se motivarem e lutarem por melhorias.

E nós? Será que cada um está fazendo a sua parte?

Sabemos que é difícil mudar o estado total das coisas. Que é difícil reconstruir o planeta... Ou até mesmo transformar um bairro...

Mas é possível dar um vestido novo.

Assim, como a visão da agradável mudança que eu vi na passagem por uma cidade, me trouxe a inspiração para falar com você sobre esse assunto, contar a história que você acabou de ler.

Espero que essa história também inspire você dar um vestido novo.

Desta forma, iniciar todo um processo de melhoria em sua vida e na vida do mundo à sua volta.

Pense nisso...

Tenha um Bom Dia HOJE

Sigmar Sabin
Professor, Palestrante e Aprendiz da vida
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sexta-feira, 27 de março de 2009

Como decidir corretamente

Olá.

Como qualquer pessoa que escreve para um público,
estou atendendo à pedidos e escrevendo esse texto.

Sinta-se a vontade para pedir sobre um tema que
goste, para resposnder (pois eu sempre respondo
os e-mails que recebo), e para enviar para os
amigos.

Como decidir corretamente

Sabemos há muito tempo que o homem tem um
impulso para a sobrevivência.

Porém você ao longo da sua existência, já se viu
na dúvida muitas vezes não é?

Pois podemos observar que a dúvida é somente uma
incerteza quanto ao benefício ou prejuízo das ações
que estamos prestes a tomar.

Por exemplo: Você precisa sair porque está atrasado
para um compromisso importante. Mas também precisa
ficar porque está esperando uma pessoa em casa.
Pronto. Dúvida.

Supondo que não houvessem outras alternativas e você
precisasse escolher entre estas duas opções. Para que
devemos olhar para fazer este cálculo e chegar à
solução ideal?

A primeira vista, a resposta parece difícil mas sabendo
a fórmula, decidir se torna algo muito fácil.

Obviamente, a solução ideal seria a que mais trouxesse
benefícios. Porém, geralmente olhamos para a
sobrevivência como um todo.

Se olharmos para a sobrevivência com uma lente de aumento,
veremos que ela se divide em partes. Vou enumerar:

1 - O próprio indivíduo. (você por sí só)
2 - O sexo, a família e a criação dos filhos
3 - O Grupo (seja político, de trabalho, esportes, etc.)
4 - A espécie, a humanidade
5 - As formas de vida
6 - O Universo Material (energia, espaço e tempo)
7 - O universo Espiritual (conhecimento e etc.)
8 - O infinito

Apesar de parecerem independentes, esses itens são as
divisões de uma mesma coisa. E qualquer decisão em
qualquer uma dessas partes afeta à todos os demais.

Na hora de resover um problema podemos ficar fixados
demais em apenas um dos itens e prejudicar vários
outros sem se dar conta de que a solução não foi
a ideal.

Por exemplo: Uma pessoa que abandona o trabalho e gasta
todo o dinheiro apenas para agradar a namorada. A solução
ótima seria trabalhar melhor e economizar o dinheiro e
criar condições de torná-la sua esposa. Seguramente isso
a agradaria muito mais!!

Viu como a solução ótima beneficiou mais áreas da vida?

Leia este exemplo de um problema um pouco mais complexo:
Um senhor não está conseguindo pagar todas as despesas
com o que ganha no seu trabalho, e está a ponto de ser
despejado. A sua esposa cuida da casa e o filho ainda
está na escola.

Algumas possíveis soluções para esse problema seriam:
1)Ele conseguir um segundo emprego;
2)A mulher começar a trabalhar e
3)O filho largar a escola começar a trabalhar.

Se olharmos para a solução 1, ele conseguir outro emprego
veremos que ele fará um excesso de esforço, e também não
terá tempo para criar o filho e ficar com a esposa.

Na solução 2 vemos que ela não cuidará tão bem do filho
e da casa. Porém o pai não fará esforço excessivo e terá
mais tempo para ficar com a família. E o filho continua
estudando.

E na solução 3 temos uma criança que poderia estar estudando
e se preparando para ser valioso para a sociedade. Porém
abandoará os estudos e iniciará o trabalho mais cedo.
Prejudicaria as chances futuras do garoto.

A solução que MENOS prejudica a sobrevivência nesse caso é
a número 2. Além de resolver o problema do despejo, não
criaria tantos estragos quanto à primeira ou a terceira solução.

Agora, nem sempre paramos para fazer este cálculo e por vezes
vemos a sociedade metida em grandes catástrofes geradas pelo
homem. Porque?

Porque não fizeram este pequeno cálculo.
E você, já percebeu aonde você pode aplicar esses dados? Tenho
certeza de que você pode aplicá-los hoje mesmo e agora.

Faça uma lista do que você pode fazer para resolver algum
problema e calcule cada resposta eliminando aquelas que
prejudicam mais e escolhendo aquela que prejudica menos e
beneficia mais. Depois, é só agir! E ter sucesso.

Que tal? Espero que você tenha gostado desse texto.

É importante lembrar que muito mais conteúdo sobre decisão,
causa e efeito, as partes do homem e da sobrevivência e
formas de aplicar esse conhecimento, estão no livro UMA
NOVA PERSPECTIVA SOBRE A VIDA de L. Ron Hubbard. pode ligar
para a Dianética no (11) 5581-6389 e encomendar custa
R$55,00 (frete grátis).

E lembre-se de acessar:
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e deixar o seu nome no site caso você queira participar
gratuitamente de nossos eventos. Estamos sorteando nomes
para participarem!

Conheça o Grande Desafio da Mudança...

Tenha um Bom Dia Hoje: Para você

Os tempos que se anunciam mostram a importância de convivermos com o sentimento de mudança. Os valores pessoais tornam-se pauta para nos mantermos atentos aos novos tempos.
Questionamentos surgem a todo tempo nos mostrando o que devemos fazer para tornar nossa vida melhor, com mais qualidade, felicidade, harmonia e equilíbrio.
A resposta para esses pensamentos é clara como a água e diz respeito à coragem de assumir riscos e pagarmos o devido preço por nossas escolhas.
A criatividade e a ousadia de seguirmos o que sentimos ao invés do que pensamos chocam-se com o que a sociedade cobra de nós quanto indivíduos, devemos ser ricos, bonitos, saudáveis, inteligentes, charmosos e ter toda a experiência do mundo numa única vez.
Com toda essa cobrança social dúvidas surgem a minha cabeça como também deve surgir a de vocês – Para quê? Qual o verdadeiro intuito desse processo social?
Acredito que enfrentar as mudanças de peito aberto deve ser a resposta a todo esse processo e aprender a conviver com essa certeza é fundamental para nos mantermos centrados e únicos no nosso processo de vida.
Instigo você, a ter a coragem de parar de se sabotar e ousar viver a sua vida como pulsa em seu coração mesmo que com todas as vicissitudes que transcorram dessa decisão, mude simplesmente pela coragem de mudar.

Tenha um Bom Dia HOJE e Bom Final de Semana!


Vanessa Ferreira
Master PNL, Mestra de Reiki, Terapeuta Holística e Cromo terapeuta.
e-mail: Vanessa.ferreira94@hotmail.com


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sexta-feira, 13 de março de 2009

Sempre enfrente os seus obstáculos e vença-os...

Pensamento para um Bom Dia HOJE:
O ridículo não existe. Os que ousaram desafiá-lo de frente conquistaram o mundo.
(Octave Mirbeau)

Tenha um bom dia hoje: Para você meu amigo(a)

Você já deve ter notado que, toda história de sucesso ou pessoa que alcança sucesso, atrai para si a atenção de muita gente mundo a fora. Tornam-se admiradas e infelizmente até invejadas. Mas o que na maioria das vezes não acontece, é o questionamento sobre o que foi necessário passar para chegar aonde se chegou.

Eu gosto de questionar você, mas principalmente incentivar você, meus alunos, os leitores do Bom Dia HOJE, amigos e familiares a lutarem e acreditarem em seus sonhos.

Por isso estou aqui escrevendo. E para tentar ilustrar essas “idéias” procuro sempre uma história, fictícia ou real que dê maior ênfase ao pensamento que desejo transmitir.

Por outro lado, essas histórias contadas aqui também são fonte de inspiração para mim, de continuar sempre acreditando no meu grande sonho. Caso contrário não teria sentido escrevê-las para tanta gente, todos os dias.

Hoje, quero compartilhar com você, uma história de uma pessoa que ficou famosa, alcançou sucesso com sua obra no cinema e televisão e pouca gente conheceu os apuros que passou, antes do sucesso nas telas.

Trata-se da história de George Lucas o criador da saga “Guerra nas Estrelas” um dos maiores fenômenos da história do cinema mundial.

Hoje seus cinco episódios somam milhões de fãs, e bilhões de dólares em bilheteria, venda de vídeos e DVD, licença do uso da marca em diversos produtos, onde possam aplicar logotipos e personagens.

Poucos, no entanto conhecem o verdadeiro episódio inicial da saga daquele jovem talentoso e quase desconhecido que se propõem o desafio de realizar seu sonho contra todas as probabilidades: transforma um roteiro que ele havia escrito em um filme de ficção científica. Esse início penoso foi nos meados dos anos 70

Veja só Eduardo Rossil um resumo das adversidades e obstáculos, problemas e dificuldades financeiras que George Lucas teve que superar para fazer “Guerra nas Estrelas”.

Com exceção de um único executivo, os demais manda-chuvas do estúdio que patrocinou o filme achavam que aquilo era desperdício de rolo de filme, tempo e dinheiro.

Lucas não pode escolher o diretor de fotografia do filme, um inglês que foi imposto pelo estúdio. Parte do pessoal ridicularizava os cenários e passagens da história. Os próprios atores, como Harrison Ford ironizavam as fantasias que vestiam e riam de alguns diálogos, que achavam mal escritos.

Como não havia tecnologia na época para filmar as cenas do modo que Lucas queria, alugou um galpão, contratou alguns “gênios” de deu-lhes a missão de criar efeitos especiais. Mais de um ano depois, quando boa parte dos truques deveriam estar prontos, eles ainda não haviam conseguido fazer nada.

Com a passagem do tempo, a pressão, e a falta de resultados concretos Lucas chega sofrer um infarto.

O Filme quase pronto, mas ainda sem muitos efeitos especiais, ele o exibe para executivos do estúdio, e alguns amigos, como diretores Steven Spielberg e Francis Ford Coppola. Ao final da exibição, quase por unanimidade, mandam enterrar o filme, Recomendam que Lucas esqueça o assunto e não passe por ridículo. Spielberg foi o único a elogiar. E ainda os cinemas que haviam se comprometido a exibir o filme pronto a maioria desiste, com medo do fiasco.

Resultado: Contra todas as probabilidades, George Lucas insistiu e persistiu, conseguiu estrear o filme Guerra nas estrelas. Logo no primeiro dia de exibição, havia filas monstruosas nos poucos cinemas que ficaram ao lado dele para exibir a obra. O resto é história.

Com esta história, quero deixar meu recado para você. Se você acredita em seu sonho, eu seu projeto de vida. Podem haver muitos obstáculos, mas você chegará lá.

Hei meu amigo(a) , se você acreditar, que hoje será um Bom Dia... Então será... ACREDITE!

Pense nisso...

Tenha um Bom Dia HOJE!

Sigmar Sabin
Professor, Palestrante e Aprendiz da vida
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sábado, 21 de fevereiro de 2009

Pensamento para um Bom Dia HOJE:
Há homens que lutam por um dia e são bons. Há outros que lutam por um ano e são melhores. Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons. Há, porém, os que lutam por toda a vida, Estes são os imprescindíveis.
(Bertolt Brecht. )

Oi, Como você vê o mundo hoje?

Eu digo ver no sentido literal, da visão. Como você está enxergando hoje?

Agora por um instante imagine, se não pudesse ver nada hoje. Se por algum motivo, lhe fosse tirado esse dom.

Seria terrível, com certeza!

Agora imagine, como seria a vida de pessoas que não tem o dom da visão, se não tivessem surgido pela história da humanidade, seres especiais, como este que vou apresentar como nosso inspirador de hoje!

Você sabia?

Que há mais de 150 anos que o "Braille" é o meio usado por excelência pelos cegos para a leitura e escrita. "Ler com os dedos" tornou-se tão comum para os cegos que, hoje em dia, não se pode pensar em qualquer programa de reabilitação que não passe pela aprendizagem do Braille.

É interessante notar que mesmo com o advento das novas tecnologias e o conseqüente aparecimento de formas de acesso alternativas, o Braille continua a ser o melhor meio de tomar contacto com a escrita.

Com a popularidade nos anos sessenta e setenta dos sistemas áudio, que encontraram nas cassetes um meio fácil e econômico de produção de informação, começou a haver a tendência para o abandono do Braille. No entanto, com o desenvolvimento das novas tecnologias, da eletrônica e da informática, nas décadas seguintes, houve um incremento significativo do Braille. Isto foi devido ao aparecimento dos computadores, das impressoras e linhas Braille, bem como programas de transcrição da grafia normal para a grafia Braille.

Para muitos cegos nada substitui o prazer de ler um livro, de tocar os pontos com os dedos ou sentir a textura do papel

Este é nosso inspirador hoje!

Louis Braille

Louis Braille nasceu em 4 de janeiro de 1809, em Coupvray, na França.

Aos três anos, perdeu a visão devido a um incidente na oficina do pai, porém, mesmo cego, aprendeu a ajudar o pai na oficina e freqüentava as aulas regularmente.

Um dia, seu professor comentou sobre uma escola em Paris, que tinha livros especiais para cegos. Logo ao chegar, definiu o sistema de aprendizado como limitado. Constituído por letras grandes em relevo, os estudantes sentiam pelo tato as formas das letras e aprendiam as palavras e frases. As letras eram tão grandes que um simples livro chegava a pesar cem quilos.

Meses mais tarde, ouviu falar de um capitão do exército, que havia desenvolvido um método para ler mensagens no escuro, e que consistia em conjuntos de pontos e traços em relevo no papel, viu imediatamente as possibilidades da idéia. Começou a trabalhar, noite após noite, fazendo adaptações e aperfeiçoamentos, pois, sabia que a idéia era fundamental, mas o código de traços e pontos precisava ser mais trabalhado para ter real utilidade para os cegos.

Enfrentou desconfianças e invejas no desenvolvimento de sua escrita, e foi proibido de desenvolver o sistema no instituto onde estudava, com a argumentação de que uma escrita específica para cegos ia segregá-los ainda mais da sociedade.

Já como professor, ensinava a ler pelo método de letras grandes no instituto e à noite continuava a aperfeiçoar o novo sistema.

Em 1829, chegou a um alfabeto legível, com combinações variadas de um a seis pontos. A notícia correu e alunos iam secretamente ao seu quarto à noite, para aprender o novo método.

Ele continuava aprimorando sua invenção, esperando que um dia os cegos do mundo inteiro aprendessem a ler e a escrever como ele. Transcrevia novos livros e ensinava a leitura a quantos se interessassem. Ao fim de tantos dias e noites de trabalho incessantes, sua saúde se comprometeu, e ele temia que seu método morresse com ele. Entretanto, a idéia encontrou rápida aceitação, e parte da Europa já reconhecia a importância de seu método.

Braille morreu no dia 6 de janeiro de 1852, em Paris, aos 43 anos de idade.

Pense nisso...

Tenha um Bom Dia HOJE!

Sigmar Sabin
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quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Hoje você deve aplicar o Senso de Limpeza em sua Vida...

Pensamento para um Bom Dia HOJE: Aquele que tentou e não conseguiu, é superior àquele que não tentou. (Bud Wilkinson) Olá que você Tenha um Bom Dia HOJE! Aliás, desejo mesmo que você tenha um bom dia de limpeza...Sim... Não estou enganado, estou desejando um dia de limpeza, dentro do programa de 5S, que iniciamos há 3 semanas. Aqui já tratamos do SEIRI – Senso de utilização e SIETON - Senso de Ordenação! Então tratarei hoje do SEISOU - Senso de limpeza. Mas o enfoque novamente será na aplicação do 5S em sua vida pessoal. Por isso o senso de limpeza serve para você fazer a limpeza de coisas ruins, de coisas negativas, de maus pensamentos e especialmente de atitudes pessimistas!O SEISOU significa manter sempre limpo, também o local de trabalho ou qualquer outro lugar, com tudo em ordem e somente com o necessário, para que a sujeira não atrapalhe a produtividade nem provoque má qualidade na produção. Isso significa também: que você deve cuidar ainda mais de si, do seu coração, da sua mente, de seus pensamentos. Limpar, limpar, limpar essa é a regra. Tirar as manchas dos maus pensamentos, das más idéias. Ajuda muito também limpar a má impressão e o mau juízo que em alguns momentos pode fazer de outras pessoas. Além disso, é claro que uma faxina física no utensílios que utiliza, uma faxina em seu cantinho predileto, também faz bem. Porém, aqui vai um lembrete para você! Limpeza significa que vai haver um descarte. Então cuidado, atenção de onde vai ser descartado a sujeira, os rejeitos e resíduos. Por que não faz sentido algum, você limpar seu espaço se com isso simplesmente contribuir para poluir o mundo ou no mínimo o espaço dos outros. Outro detalhe importante! Quando algo ou alguém está limpo, se deve contribuir para sujá-lo. Isto quer dizer: não se deve de forma alguma contribuir seja com palavras duras, ações e atitudes, para promover a difamação de outras pessoas. Isto na verdade não nos traz benefício algum para você nem para a outra pessoa. Por exemplo, num ambiente de trabalho, numa reunião familiar, quando surgirem comentários desfavoráveis a respeito de alguém, principalmente quando esta estiver ausente. Não emitir opiniões negativas, que contribuam para criam uma clima de desconfiança sobre outras pessoas! Você percebeu a importância da prática do SEISOU Sigmar? Então para finalizar nossa conversa, quero completar com a seguinte idéia: O senso de limpeza também para ser transparente, não fingir, ser leal. Para completar esta “limpeza” procure livrar-se de emoções negativas, como: inveja, ciúmes, ódio, orgulho e tantas outras. Agora resta a você por em prática estes pequenos ensinamentos! Pense nisso...Voltaremos a falar na próxima semana do SEIKETSU ou Senso de saúde E finalizarei a série de 5S em sua vida pessoal com o SHITSUKE, o Senso de disciplina! Tenha um Bom Dia HOJE Eduardo ! Sigmar Sabin Professor, Palestrante e Aprendiz da vida Fale comigo: sigmarsabin@bomdiahoje.com.br Faça um Amigo Feliz. Indique o site: www.bomdiahoje.com.br Solicite para se cadastrar GRATUITAMENTE!