sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Pecado Original Bíblia Cabalística – Bereshit

Pecado Original
Bíblia Cabalística – Bereshit
O Rabino Phillip Berg comenta:
“Os cabalistas nos ensinam que “Pecado” é um código para um estágio de desenvolvimento, uma fase do processo da Criação.  A Torá, usando a linguagem codificada da metáfora, nos relata que não houve um ato autêntico de desobediência ou malfeito por parte de Adão. Ao invés disso, a história alude à evolução do homem para um nível mais elevado, onde ele recebeu o dom do Livre Arbítrio. O Homem, a seu próprio pedido, agora se tornaria responsável pela quantidade de Luz que recebe na vida. Esse é o significado profundo do pecado de Adão e de sua expulsão do paraíso.”
“A cada dia de nossas vidas, precisamos “sair do Paraíso” (quer dizer, da complacência, da nossa zona de conforto e até mesmo de nossas sessões de estudo espiritual) para penetrar no caos da vida, onde podemos transformar nossa natureza reativa e nos elevar acima dos impulsos de nosso ego, aprendendo a amar nossos amigos e inimigos incondicionalmente. Esse é o local onde a verdadeira grandeza espiritual é encontrada. Esse é o objetivo principal de nossa vida na terra.”
“Deus não castiga, o Criador não recompensa. E o Senhor não ordena. Quando foi criado, Adão recebeu um aspecto, um “gene” do divino; recebeu o DNA da imagem e semelhança. Adão (e o recipiente) queriam ser criadores da própria Luz. Assim como a vela não tem valor em presença do Sol, Adão deixou a perfeição luminosa do Paraíso (uma dimensão de Luz Pura) e tornou-se responsável por criar o Céu na Terra, e se tornar como o Eterno.”
*
No momento do pecado de Adão, recebemos o presente do Livre Arbítrio, e a chance de exercê-lo. O ser humano é o único ser que possui a “imagem e semelhança” ao Criador.
Não necessariamente foi um acontecimento “ruim”, e sim o início de nosso processo de transformação, para que possamos receber todas as bênçãos do Paraíso por nossa própria vontade, através de nosso merecimento. Cabalisticamente, isso corresponde a eliminar nosso Pão da Vergonha (receber a graça do Paraíso sem poder retribuir).
Esse é o processo que se aproxima do final, pois somos a décima geração, que percorreu todas as sefirot. Por isso, o que vai acontecer depende de nós, seres humanos. Viemos nesse tempo e nessa era, para realizar e terminar o processo iniciado com o pecado original.
E segundo a profecia do Zohar, faremos isso através do estudo e da prática da Torá e do estudo da Cabalá e do Zohar.
Assim cumpriremos nosso destino, e retornaremos ao Paraíso.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário