sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Letras do Mês: Dalet e Nun

Letras do Mês: Dalet e Nun
Neste mês de Chesvan, temos uma letra (Dalet) ligada ao ao planeta regente (Marte), e outra (Nun) ligada ao signo (Escorpião).
Esse par de letras age como um “filtro” para a energia cósmica que rege os próximos 29 dias, e por isso é usado para nos sintonizar com a energia que emana do cosmos nesse período. Vibrar nessa sintonia evita que desperdicemos energia, nos equilibra e aumenta nossa eficiência no cotidiano.
Dalet - Compartilhar
Esse caractere como consoante, pertence ao grupo dos sons dentais. Em sua aceitação hieroglífica, era o emblema do quaternário universal. Como imagem simbólica, representa o seio, e todo objeto de nutrição e abundância. Como sinal gramatical, expressa a abundância que nasce da divisão, um sinal do que é divisível.
Seu valor aritmético é 4.
(The Hebraic Tongue Restored – Fabre d’Olivet – 1815)
Dal: pobre
Perguntaram-lhe os estudantes: O que é a letra Dalet?
Ele respondeu: Como é? Dez reis estavam em determinado lugar. Todos eram ricos, mas um deles não era tão rico quanto os outros. Mesmo sendo rico, é Pobre (Dal) em relação aos outros.
(Bahir, o Livro da Iluminação - 27)
Nun - Símbolo da Fidelidade e da Alma
O Criador é Fiel
A letra Nun aparece em duas formas: o Nun curvado, usado no começo ou no meio das palavras, e o Nun alongado, usado como letra final. A forma curvada simboliza o Tetragrama ‘sentado’ em Seu Trono, enquanto a forma alongada representa os anjos, em pé perante Ele.
A primeira diz respeito à qualidade da Fidelidade e Confiança, enquanto a segunda recorda o atributo da Continuidade. Fiel na recompensa e fiel na punição.
(The Wistom in the Hebrew Alphabet – Rabi Michael L. Munk)
Nun – Esse caractere, como consoante, pertence ao som nasal; como imagem simbólica representa o filho do homem, cada ser produzido e individual. Como caractere gramatical, é tudo aquilo que apresenta existência produzida e individual. Os gramáticos observam que a letra Nun, ao início das palavras, indica ação passiva, dobrada para o interior de si mesma, e ao final, traz a ideia de aumento e desdobramento.
Seu valor numérico é 50.
(The Hebraic Tongue Restored – Fabre d’Olivet – 1815)
Dalet e Nun, juntas, formam uma palavra-raiz, que traz vários significados e ideias associadas, conforme coloca Fabre d’Olivet, em seu tratado:
Dalet Nun – Constitui-se numa raiz cujo propósito é caracterizar, num sentido físico, todos os tipos de separação química de natureza elementar; e também de expressar, num sentido moral, todo julgamento contraditório sobre assuntos litigiosos.
A soma das duas letras é 54, a mesma das palavras “julgar”, “reinar” e “remover”, então podemos meditar em remover os julgamentos e o controle de todos os nossos atos, e reinar sobre as emoções profundas, que no mês de Chesvan costumam vir à tona.
As letras do mês estão entre as mais simples e eficientes ferramentas dos cabalistas, e podem ser usadas durante nosso cotidiano, para trazer harmonia e eficiência à nossa semana. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário