quinta-feira, 18 de abril de 2024

Devocional dia e noite dia 18/04

18 de Abril
Manhã "(…) e ela atou o cordão de escarlata à
janela" (Js 2:21)
Raabe dependia, para sua preservação, da promessa
dos espias aos quais ela considerou como
representantes do Deus de Israel. Sua fé foi simples
e firme, porém muito obediente. Amarrar o cordão
de escarlata à janela foi um ato muito trivial em si
mesmo, porém ela não se atreveria a correr o risco
de não o fazê-lo. Venha, minha alma, pois acaso não
há aqui uma lição para ti? Porventura tens estado
atenta a todos os desejos do teu Senhor, embora
alguns de Seus comandos lhe pareçam não
essenciais? Porventura observaste as duas
ordenanças para os crentes, o batismo e a Ceia do
Senhor? A negligência dessas ordenanças demonstra
uma grande desobediência desamorosa em teu
coração. Seja, a partir de agora, em todas as coisas,
sem culpa, até mesmo no amarrar de uma agulha, se
isso importar um mandamento.
Esse ato de Raabe estabelece uma lição ainda mais
solene. Tenho eu, implicitamente, confiado no
precioso sangue de Jesus? Amarrei eu o cordão
escarlata com nó górdio em minha janela, de modo
que minha confiança nunca poderá ser removida?
Posso eu olhar em direção ao Mar Morto dos meus
pecados, ou para a Jerusalém das minhas
esperanças, e ver todas as coisas em conexão com
seu abençoado poder? O caminhante poderá ver um
cordão de tão visível cor se este estiver pendurado à
janela; será proveitoso para mim se minha vida fizer
com que a eficácia da expiação seja visível a todos
os observadores. O que há para que se envergonhe?
Que os homens ou os demônios olhem, se quiserem,
o sangue que é meu orgulho e meu louvor. Minha
alma, há Aquele que verá esse cordão escarlate
mesmo quando, da fraqueza da fé, tu não o possas
ver por ti mesmo; Jeová, o Vingador, o verá e
passará por sobre ti. As muralhas de Jericó caíram
ao chão; a casa Raabe estava junto ao muro e, ainda
assim, permaneceu impassível; minha natureza é
construída na parede da humanidade e, mesmo
quando a destruição golpear a raça humana, eu
estarei seguro. Minha alma, amarre o cordão
escarlata à janela mais uma vez e descanse em paz.


Noite "E tu o disseste: Certamente te farei bem
(…)" (Gn 32:12) Quando Jacó estava do outro lado
do ribeiro de Jaboque, e Esaú vinha com homens
armados, ele fervorosamente buscou a proteção de
Deus e, como um mestre da razão, suplicou: "E tu o
disseste: Certamente te farei bem". Oh, que força
dessa súplica! Ele estava segurando Deus a Sua
palavra: "Tu o disseste". O atributo da fidelidade de
Deus é um esplêndido chifre do altar (Ex 27:2) para
se lançar mão; contudo, a promessa, que tem nela
esse atributo e algo mais, também está
poderosamente alicerçada: "Tu o disseste:
Certamente te farei bem". Se Ele o disse, porventura
não irá fazê-lo? "Sempre seja Deus verdadeiro, e
todo o homem mentiroso" (Rm 3:4). Não será Ele
verdadeiro? Não manterá Ele a Sua palavra? Não
será, toda a palavra que sai de Seus lábios, firme e
realizada? Salomão, na abertura do templo, usou
esse mesmo poderoso apelo. Ele suplicou a Deus
que Se lembrasse da palavra que falou ao seu pai
Davi e abençoasse aquele lugar (1Rs 8:25). Quando
um homem dá uma nota promissória, sua honra está
envolvida; ele a assina por seu próprio punho, e
pagará a dívida quando chegar o tempo devido ou
perderá o crédito. Nunca poderá ser dito que Deus
desonra Suas promessas. O crédito do Altíssimo
nunca foi protestado e nunca será. Ele é pontual no
exato momento; Ele nunca está antes de Seu tempo
e nunca está atrasado. Busque através da palavra de
Deus e veja a experiência do Seu povo; você
encontrará concordância do início ao fim. Muitos
patriarcas antigos disseram como Josué: "Nem uma
só palavra falhou de todas as boas coisas que falou
de vós o Senhor vosso Deus; todas vos sobrevieram,
nenhuma delas falhou" (Js 23:14). Se você tem uma
promessa divina, você não precisa pedir por ela
como "se", mas reivindicá-la com certeza. O Senhor
pretende cumprir Sua promessa, ou Ele não a teria
dado. Deus não dá Suas palavras apenas para nos
acalmar e nos manter esperançosos por algum
tempo, com a intenção de adiá-las ao final, mas
quando Ele fala é porque quer fazer o que disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário