sábado, 13 de abril de 2024

Devocional dia e noite dia 13/04

13 de Abril
Manhã "O meu amado é para mim como um
ramalhete de mirra (…)" (Ct 1:13) Mirra pode
muito bem ser escolhida como uma tipologia de
Jesus em razão de sua preciosidade, seu perfume,
sua formosura, sua curativa, preservatória e
purificadora qualidade, além de sua conexão com o
sacrifício. Mas por que foi Ele comparado a "um
ramalhete de mirra"? Em primeiro lugar, pela
abundância. Ele não é uma gota de mirra, porém um
guarda-jóias repleto. Ele não é apenas um ramo ou
uma flor de mirra, mas um ramalhete inteiro. Há o
suficiente em Cristo para todas as minhas
necessidades; que eu não seja vagaroso em me valer
dEle. O nosso Bem-Amado é comparado a um
"ramalhete" por Sua variedade, pois em Cristo há
não apenas uma coisa necessária, mas "nele habita
corporalmente toda a plenitude da divindade" (Cl
2:9); tudo aquilo que é necessário está nEle.
Considere Jesus em Suas diferentes características e
você verá uma variedade maravilhosa: Profeta,
Sacerdote, Rei, Marido, Amigo e Pastor. Considere-
O em Sua vida, morte, ressurreição, ascensão e
segundo advento; veja-O em Sua virtude, bondade,
coragem, abnegação, amor, fidelidade, verdade,
justiça; em todas elas, Jesus é um feixe de
preciosidade.
Ele é um "ramalhete de mirra" pelo cuidado; não é
mirra para ser derramada no chão ou pisada, porém
mirra bem amarrada, mirra para ser armazenada em
um guarda-jóias. Devemos valorizá-Lo como nosso
melhor tesouro; devemos estimar Suas palavras e
Suas ordenanças; devemos manter nossos
pensamentos e conhecimento sobre Ele como que
trancados com cadeado para que o diabo não roube
nada de nós.
Além disso, Jesus é um "ramalhete de mirra" pela
especialidade. A simbologia sugere a ideia de
singularidade, graça diferenciadora. Desde antes da
fundação do mundo, Ele foi separado para o Seu
povo; Ele confere Seu perfume somente àqueles que
entendem como entrar em comunhão com Ele, que
possuem relações estreitas com Ele. Oh! povo
abençoado aquele que o Senhor admitiu em Seus
segredos e que foi colocado à parte por Ele. Oh!
privilegiados e felizes são os que são levados a dizer:
"O meu amado é para mim como um ramalhete de
mirra".


Noite
"E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto,
para que seja aceito a favor dele, para a sua
expiação" (Lv 1:4)Nosso Senhor, que foi feito "pecado por nós" (2Co5:21), é apresentado aqui pela muito significativa
transferência do pecado para o novilho realizada
pelos anciãos do povo. A imposição das mãos não
era um mero toque de contato, pois em outros
lugares da Escritura, a palavra original tem o
significado de inclinar-se pesadamente, como na
expressão: "Sobre mim pesa o teu furor" (Sl 88:7).
Certamente essa é a própria essência e natureza da
fé, que não apenas nos leva à comunhão com o
grande Substituto, mas também nos ensina a nos
inclinar sobre Ele com todo o fardo da nossa culpa.
Jeová reuniu sobre a cabeça do Substituto todas as
ofensas do povo da Sua aliança, porém cada um dos
escolhidos é trazido pessoalmente para ratificar esse
solene ato, quando, pela graça, ele é capacitado pela
fé a pôr a mão sobre a cabeça do "Cordeiro que foi
morto desde a fundação do mundo" (Ap 13:8).
Crente, você se lembra daquele dia arrebatador
quando, pela primeira vez, você percebeu o perdão
através de Jesus, o carregador dos pecados? Você
poderia fazer também a alegre confissão e juntar-se
ao escritor, dizendo: "A minha alma relembra o dia
de sua libertação com alegria. Carregada de culpa e
cheia de medos, eu vi meu Salvador como meu
substituto, e coloquei minha mão sobre Ele; oh,
quão timidamente no início, mas a coragem cresceu
e a confiança foi confirmada até que eu inclinei
minha alma inteiramente sobre Ele. Agora, é minha
incessante alegria saber que meus pecados não são
mais imputados a mim, mas caem sobre Ele; e,
semelhante as dívidas do viajante ferido, Jesus, tal
como o bom samaritano, disse que todos os meus
pecados futuros, 'sejam colocados em minha conta'
(Lc 10:35)". Abençoada revelação! Consolo eterno
de um coração grato!
"Meus numerosos pecados transferidos a Ele;
Nunca mais serão achados,
Perdidos no córrego de Seu sangue expiatório,
Onde cada pecado é afogado!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário