segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

63 - Após a Conclusão

63 - Após a Conclusão

O Oráculo

Após a Conclusão. Sucesso em pequenas coisas.
A perseverança no curso correto traz recompensas.
Boa sorte no começo, desordem no final.

Interpretação

Quando um empreendimento é concluído com sucesso e se encontra no auge, começam os desafios para sustentar a ascensão. Nenhuma plenitude, porém, pode ser mantida indefinidamente: no auge do verão já se instala o germe do inverno; a partir do meio-dia o Sol se dirige para o inevitável ocaso. É por essa razão que um progresso maior só pode ser obtido nos detalhes, em pequenas coisas.

Após um longo empenho para alcançar as metas, numa época em que aparentemente tudo está em ordem, os homens tendem a relaxar o esforço, deixando que as coisas sigam seu próprio movimento. Aí reside a raiz da decadência que apressa a desordem final.

A desordem, porém, não é uma fatalidade. Aquele que conhece as leis da alternância dos ciclos de prosperidade e de declínio, pode administrar os efeitos da inércia e prolongar, graças à perseverança correta, as épocas de prosperidade.

O conselho estratégico

O homem nobre reflete sobre o infortúnio e se previne de antemão contra ele.

Interpretação

Todo aquele que busca pela consistência íntima deve estar atento, mais que o homem comum, à conduta adequada a cada situação de vida. Ele é consciencioso em cada ato.

As forças antagônicas, quando em atrito, geram energias necessárias ao homem e ao cosmo. Por serem hostis, essas forças exigem a máxima atenção para que possam ficar em relativo equilíbrio e evitar os danos. Mesmo quando tudo parece em ordem, o sábio reconhece os sinais do perigo e sabe como afastá-lo, graças às precauções tomadas no momento oportuno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário