terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Os 231 Portões da Cabalá – A Reta de Tevet (Capricórnio)

Os 231 Portões da Cabalá – A Reta de Tevet (Capricórnio)
“Vinte duas letras Fundação:
Ele as colocou em um círculo
Como um muro com 231 Portões.
O círculo oscila para a frente e para trás.”
~(Sêfer Ietsirá – O Livro da Formação 2:4)
O número 231 representa o número de modos que duas letras diferentes do alfabeto hebraico podem se conectar. Esse também é o número de palavras de duas letras que podem ser formadas, sempre que a mesma letra não se repita e a ordem não seja considerada. (dessa forma, cada uma das 22 letras se liga à todas as outras)
A representação gráfica forma algo muito parecido com uma mandala: ao meditar nessa imagem nos colocamos ao centro e imaginamos as letras ao nosso redor, e as linhas, como num circo, sobre nossas cabeças.
Capricórnio  – Um mês ligado à Terra e ao Controle
O signo de Capricórnio representa a Coluna Direita do elemento Terra, o que sinaliza também a presença da Água, que traz Compaixão e Amor Incondicional, ambas relacionadas ao compartilhar. Suas emoções estão presentes, mas bloqueadas por Saturno. Como esse é um planeta muito distante, Tevet é o signo que mais alimenta ilusões.
Este é um mês de apego à matéria, e talvez o mais materialista do Zodíaco, associado a uma tentativa de controlar os eventos do mundo físico. Apesar disso, apresenta também uma forte conexão com o espiritual, expressa pelas letras do Mês..
Conexão com os 72 Nomes Sagrados
A letra das 12 diagonais ligada ao signo de Capricórnio é a letra Áin (70) e a letra relacionada ao planeta Saturno é a letra Beth (2). O valor de Áin, Beth é, portanto, 72. Isso produz uma conexão direta aos 72 Nomes Sagrados, o quadro utilizado para abrir caminhos onde parece não existir caminhos, que foi compilado através de permutações de três frases da Bíblia; foi usado para abrir o mar Vermelho.
Capricornianos não gostam de arriscar, e cuidam do lado material e de suas posses, porém o potencial espiritual está sempre presente. Existe também uma tendência a ignorar os outros, ou culpa-los pelos erros e falhas, mas superando isso, virá a consciência de fazer parte do todo e de enxergar melhor o quadro mais amplo.
A reta aqui destacada une as duas letras correspondentes a Tevet, e representa a direção ao longo da qual se alinha a energia cósmica desse mês.
Podemos meditar nessa imagem, como nos 231 Portões. Essa meditação, aliada à respiração, nos relaxa, equilibra e permite que nos sintonizemos com a energia cósmica disponível durante o mês, representada pela reta que une as duas letras.
As ferramentas espirituais oferecidas pelos cabalistas sempre nos ajudam a fazer o que já sabemos ser o certo, mas temos dificuldade em realizar. Despertam a memória genética da alma em nosso interior, sem passar pelo racional ou emocional.

Pode ser uma imagem de texto



Nenhum comentário:

Postar um comentário