quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Devocional dia e noite dia 27/12

27 de dezembro
Manhã "Porventura cresce o junco sem lodo?" (Jó
8:11)
O junco é esponjoso e oco, assim como o hipócrita.
Não há firmeza ou estabilidade nele. É agitado de lá
para cá por qualquer vento, semelhante aos
legalistas, que cedem por qualquer influência. Por
essa razão, o junco não é quebrado pela tempestade,
nem os hipócritas são incomodados com a
perseguição. Eu não seria, de bom grado, um
enganador ou um enganado. Talvez o texto do dia
de hoje possa avaliar a mim mesmo se sou um
hipócrita ou não. O junco, por natureza, vive em
água, e deve sua existência à lama e à umidade em
que está enraizado. Deixe a lama secar e o junco
murchará de forma muito rápida. Seu verde é
absolutamente dependente das circunstâncias; a
abundância de água fará com que floresça, porém a
seca logo o destrói. É esse o meu caso? Acaso eu
sirvo a Deus apenas quando estou em boa
companhia, ou quando a religião é proveitosa e
respeitável? Porventura eu amo ao Senhor somente
quando confortos seculares são recebidos de Suas
mãos? Se assim o for, eu sou um hipócrita ordinário,
e, tal como o junco seco, perecerei quando a morte
me despojar das aparentes alegrias. Posso eu
afirmar, honestamente, que, em meio a poucos
confortos carnais, e em um ambiente que tem sido
mais adverso que benéfico à graça, eu ainda mantive
firme minha integridade? Então, tenho esperança
que haja uma genuína e vigorosa devoção em mim.
O junco não pode crescer sem lama, mas as plantas
plantadas pela mão do Senhor podem, e florescem,
mesmo em tempos de seca. O homem de Deus
muitas vezes cresce melhor quando declinam suas
circunstâncias terrenas. Aquele que segue a Cristo
por Sua bolsa é um Judas; aqueles que O seguem
pelos pães e pelos peixes são filhos do diabo; mas
aqueles que O servem para além do amor a si
mesmo são Seus próprios amados. Senhor, deixe eu
encontrar minha vida em Ti, e não na lama do favor
do mundo ou do ganho.


Noite "E o Senhor te guiará continuamente (…)" (Is
58:11) "O Senhor te guiará". Não um anjo, mas
JEOVÁ te guiará. Ele disse que não atravessaria o
deserto à frente de Seu povo, mas um anjo lhes iria
adiante para conduzi-los no caminho. Moisés, então,
disse: "Se tu mesmo não fores conosco, não nos
faças subir daqui" (Ex 33:15). Cristão, Deus não
deixou você, em sua peregrinação terrena, à
orientação de um anjo, mas Ele mesmo vai à frente.
Talvez você não possa ver as nuvens ou a coluna de
fogo, mas Jeová nunca o abandonará. Observe a
frase: "O Senhor te guiará". Quão certo isso
acontece! Quão certo é que Deus não nos
abandonará! Seus preciosos compromissos e
determinações são melhores que os juramentos dos
homens. "Não te deixarei, nem te desampararei"
(Hb 13:5). Então, observe o advérbio:
"Continuamente". Não somos guiados apenas
algumas vezes, mas temos um supervisor eterno.
Não somos deixados vagando ocasionalmente ao
nosso próprio entendimento, porém estamos
constantemente ouvindo a voz orientadora do
Grande Pastor. Se O acompanharmos de perto, não
erraremos, mas seremos guiados pelo caminho
adequado em direção à cidade onde habitaremos. Se
você tiver que mudar sua posição na vida, se você
tiver que emigrar para terras distantes, se acontecer
de você ser lançado na pobreza ou erguido
repentinamente para uma posição de maior
responsabilidade a qual você ocupa agora, se você
for jogado em meio a estranhos ou lançado entre
inimigos, ainda assim, não temas, pois "o Senhor te
guiará continuamente". Não haverá dilemas aos
quais você não será liberto se você viver perto de
Deus, e se o seu coração estiver aquecido com o
sagrado amor. Não vai mal com aquele que vai na
companhia de Deus. Assim como Enoque, ande
com Deus e você não errará sua estrada. Você tem a
sabedoria infalível para dirigi-lo, o amor imutável
para confortá-lo, e o poder eterno para defendê-lo.
"Jeová", registre esta palavra, "Jeová te guiará
continuamente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário