quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Noé, Abraão e Moisés – os 3 Justos

Noé, Abraão e Moisés – os 3 Justos
“Destruirás também os justos com os maus?” (Bereshit 18:23)
Três níveis distintos de amor incondicional são manifestados por Noé, Abraão e Moisés. Representam os três tipos de justos: Noé construiu a arca e fez tudo o que o Criador lhe pediu, contudo seus esforços terminaram aí, sem assumir a postura de defender a humanidade.
Abraão assumiu um pouco mais a causa do ser humano quando discutiu com Criador num esforço para salvar Sodoma e Gomorra contudo, mas quando percebeu que não estava certo, aceitou. Moisés, por outro lado, jamais desistiu de defender o ser humano, e ofereceu a própria vida em troca da salvação de todos.
Nosso envolvimento espiritual pode ser comparado a tentarmos subir uma escada rolante que desce. Se nosso esforço cessar, imediatamente seremos levados em sentido contrário. Assim também é num esforço espiritual: no momento em que paramos, somos levados para trás. É necessário um espírito de sacrifício, uma preocupação verdadeira com nosso próximo e amor incondicional; dessa forma protegemos a nós e toda a espécie humana.
218 – “E Abraão aproximou-se e disse: Destruirás também os justos com os maus?” (Bereshit 18:23). Rabbi Yehudá disse: Venha e contemple. Quem conhece um pai tão misericordioso como Abraão? Em relação à Noé está escrito: “O fim de toda a carne veio perante Mim... faz para ti uma arca de madeira de cipreste (Bereshit 6: 13-14). E ele (Noé) ficou em silêncio e não pediu misericórdia, enquanto assim que o Santo Abençoado Seja disse a Abraão ”O clamor de Sodoma e Gomorra aumentou, descerei pois, e verei...” E está escrito: “E Abraão aproximou-se e disse: Destruirás também os justos com os maus?” (Bereshit 18:23)
220 – Aquele que agiu perfeitamente foi Moisés. Porque assim que o Santo Bendito Seja, disse a ele: “Fizeram para eles um bezerro fundido e o estão adorando...” (Shemot 32:8) está escrito: “E rogou Moisés às faces do Eterno, seu Elohim e disse: e agora, se perdoas seu pecado, está bem, e se não, risca-me, rogo, do Teu livro, que escreveste...” (Shemot 32:32)...
*
Os 3 Tipos de Justos
Todos cumpriram as ordens do Criador, porém Noé não pediu por misericórdia para os seres humanos em relação ao Dilúvio.
Abraão pediu apenas pelos justos, e não pelos pecadores, porém, parou no número 10, que simboliza as 10 sefirot de Malchut, e representa os 10 dias entre Rosh Hashanah e Yom Kipur, onde os julgamentos são adoçados. Iniciou com o número 50, ligado aos 50 canais de Entendimento de Biná, também chamada de ‘arrependimento’.
Moisés, porém, pediu o perdão para todos que os acompanhavam, incluindo os transgressores e idólatras, oferecendo o próprio sacrifício em troca.
(Não apenas por seu tronco reto, a tamareira é o símbolo do Justo e da Coluna Central, mas também por estar ligada à energia do Amor Incondicional. Quem planta uma tamareira raramente saboreia as tâmaras, pois elas demoram 70 anos para dar os primeiros frutos, por isso tornou-se símbolo do compartilhar incondicional, sem esperar nada para si). 

 

Pode ser uma imagem de natureza e texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário