segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Leah, Rachel e a Mandrágora

Leah, Rachel e a Mandrágora
Zohar Vaietsê 23 – “e encontrou mandrágoras no campo”
Esta é uma passagem longa e misteriosa, que se refere ao nascimento e à energia da Criação. É uma explicação da frase: ‘O mundo foi formado pela palavra e espírito juntos, Macho e Fêmea”. O Zohar revela a importância alegórica da raiz de mandrágora, cujas propriedades mágicas permitiram que Raquel concebesse.
A importância dessa passagem:
A criação do Cosmos é mesmo processo criativo que se revela com o nascimento de cada criança nesse mundo. Cada um de nós, portanto, é um mundo superior, imbuído com a Luz Divina do Criador. Juntamente com isso vem a responsabilidade de reconhecer a divindade em nosso interior, e ao nosso redor. Evoluir a partir dessa consciência se constitui na essência do trabalho de desenvolvimento espiritual.
199 – Poderia ser dito que as mandrágoras abriram o ventre de Raquel. Isso não é verdade, pois está escrito: “E Elohim escutou Raquel, e abriu sua matriz” (Gênesis 30:22). Assim o Santo Bendito Seja (abriu sua matriz), e apenas isso. Quanto às mandrágoras, embora tenha o poder de realizar a ação acima mencionada, não está em seu poder conceder filhos, pois isso depende do Mazal, e de nada mais.
200 – Parece que foi dito que as mandrágoras foram criadas para nada (que não tiveram poder de agir). Não é assim. (Elas possuem uma responsabilidade específica mesmo em relação à concepção de crianças.) Ajudam aquelas que demoram a conceber mas não são estéreis, embora tenha sido decretado que darão à luz, através do Mazal. (Isso significa que se foi decretado pelo Mazal, mas elas foram obstruídas por outro motivo, a mandrágora ajuda.)
*
“Acreditava-se que as raízes de mandrágora curavam a infertilidade. Quando nem Raquel nem Leah engravidaram, Ruben traz raízes de mandrágora para Leah, sua mãe. Raquel sente ciúmes, e pede que Leah lhe dê a mandrágora.
Leah responde à Raquel: “Tiraste tudo de mim: primeiro meu marido, e agora minha capacidade de ter filhos”. Porém, Leah faz a restrição e dá a raiz de mandrágora a Raquel, e assim Leah fica grávida de Issachar. Ao compartilhar, Leah consegue que tanto ela, como Raquel, engravidem.
Finalmente, Rachel engravida e dá a luz à Iossef. Ele foi concebido da primeira gota do sêmen de Iossef, que havia sido intencionada para esse propósito.
Bíblia Cabalística – Vaietsê
*
Quando chegou Charan, Iaakov encontra Raquel pela primeira vez, ao lado do poço, reconhece que ela é sua alma gêmea, e a beija. Em seguida conhece seu tio, Labão, que exige que Iaakov trabalhe para ele por 7 anos, para ter o direito de casar com Raquel.
Porém, ao final desse período, é enganado pelo tio, e consuma seu casamento com Leah, imaginando que ela seria Raquel. Por isso a primeira gota de sêmen, que determina o primogênito, foi preservada pelo Criador, até que Raquel concebesse o primeiro filho, e logo após esse episódio da mandrágora, Iossef se torna o verdadeiro primogênito espiritual de Iaakov.

 Pode ser uma imagem de texto

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário