quarta-feira, 29 de novembro de 2023

A Mentira sem Palavras O Casaco de Iossef

A Mentira sem Palavras
O Casaco de Iossef
Porção Vaieshev
“Iaakov confecciona um casaco multicolorido para Iossef [esse tratamento diferenciado provoca a inveja dos irmãos]; a palavra em hebraico para o casaco é Kutonet Passim, que na verdade é um acrônimo para os quatro anjos especiais que o protegem o tempo todo. Embora não tenhamos mais o código físico atualmente, temos o código espiritual e os anjos que nos protegem.”
“Os irmãos têm ciúmes do relacionamento de Iossef com Iaakov. Isso, em parte, era responsabilidade de Iaakov, porque ficava claro que ele favorecia Iossef. Como pais, é necessário que façamos um esforço extra para tratar nossos filhos todos da mesma forma. Embora tenhamos maior afinidade com um filho ou outro, devemos fazer um esforço para não deixar que esse favoritismo transpareça em nossas ações. Se não fizermos esse esforço, seremos parcialmente responsáveis por qualquer ciúme resultante disso.”
“Os irmãos trazem o casaco a Iaakov.”
“Eles não sabiam como contar ao pai o que tinham feito com Iossef. Ao invés de contar a verdade, ou mesmo mentir, eles simplesmente entregam o casaco multicolorido de Iossef, manchado com sangue de cabra, para Iaakov. Na verdade não mentiram, mas suas ações levaram o pai a acreditar em algo que não era verdadeiro.”
“Iaakov havia feito algo muito semelhante com o próprio pai. Enganou Isaak, vestindo-se com as roupas de Esaú. Sem mentir explicitamente, ele levou Isaak a uma falsa conclusão.”
“Existem muitas formas de mentir. Todas elas, mais cedo ou mais tarde, exigem que paguemos um preço, e algumas vezes esse preço é que passemos pela mesma experiência.”
(Bíblia Cabalística)
*
O casaco era  um manto de proteção para Iossef, por estar impregnado da energia dos anjos, e essa era a intenção de Iaakov.
A soma de “Keturet Passim” em hebraico é a mesma soma de “Tabernáculo” (1060), que era uma proteção para as Tábuas da Lei; isso indicava que a linhagem de Iaakov continuaria em Iossef, e tinha de ser protegida.
Porém, ao mesmo tempo, trouxe uma constante lembrança visual aos irmãos, que não haviam recebido presente semelhante do pai, e isso atraiu a inveja e o ciúmes, fato que culminou na venda de Iossef como escravo.
Uma mentira é sempre uma meia-verdade. Gera momentaneamente o efeito que desejamos, mas segundo a lei da Causa e Efeito, traz um preço a ser pago.
Aquele que mente, mesmo em pequenas coisas para outras pessoas, também mente a si mesmo (isso é um grande entrave ao nosso caminho espiritual).
Portanto, apesar de não parecer fácil no início, deixar de mentir mesmo nas pequenas coisas.
Só então podemos  assumir a responsabilidade por todos os nossos atos. Isso facilita muito nosso caminho espiritual, e nos livra de consequências futuras.
Admitir um erro e não tentar ocultá-lo (até de nós mesmos), é o primeiro passo para corrigir esse erro. Depois assumir o compromisso de não repeti-lo, e assim retirar um fardo de nosso caminho, e realizar uma transformação verdadeira..

Pode ser uma imagem de ‎texto que diz "‎בסים כתנת‎"‎

Nenhum comentário:

Postar um comentário