terça-feira, 2 de agosto de 2022

devocional dia e noite dia 02/08

02 de Agosto
Manhã "(…) daquele que faz todas as coisas,
segundo o conselho da sua vontade" (Ef 1:11)
Nossa crença na sabedoria de Deus supõe e exige
que Ele tem um propósito e um plano estabelecido
na obra da salvação. O que seria a criação sem o
Seu designo? Porventura há um peixe no mar, ou
uma ave no céu, que tenha sido deixado ao acaso
para que formasse a si mesmo? Não; em todos os
ossos, articulações, músculos, tendões, glândulas e
vasos sanguíneos, você percebe a presença de um
Deus operando em tudo, de acordo com o projeto
de Sua infinita sabedoria. E acaso Deus estaria
presente na criação, governando sobre tudo, mas
não na graça? Poderia, a nova criação, ter um gênio
inconstante ao livre arbítrio para governá-la,
enquanto o conselho divino rege a velha criação?
Olhe para a Providência! Quem não sabe que nem
ao menos um pardal cai no chão sem o
conhecimento de Deus? Até os cabelos da vossa
cabeça estão todos contados (Mt 10:30). Deus pesa
as montanhas de nossas dores em escalas, e as
colinas de nossa tribulação em balanças. E haverá
um Deus na providência e não na graça? Pode a
casca ser ordenada pela sabedoria, e a semente ser
deixada ao acaso? Não; Ele conhece o fim desde o
começo. Ele vê cada coisa em seu lugar designado,
não apenas a pedra que colocou em antimônio pelo
sangue de Seu Filho amado, mas observa, em suas
posições ordenadas, cada uma das pedras escolhidas
que foram retiradas da pedreira da natureza e
polidas por Sua graça. Ele vê o todo, desde as
extremidades até o topo, da base ao cume, desde a
fundação ao pináculo. Ele tem em Sua mente um
claro conhecimento de todas as pedras que serão
colocadas no lugar preparado, e quão vasto será o
edifício quando Ele trouxer a pedra angular com
aclamações: "Graça, graça a ela!" (Zc 4:7). Por fim,
deve ser percebido claramente que, em cada vaso
escolhido de misericórdia, o Senhor fez o que
aprouve a Sua própria vontade, e que em todas as
partes da obra da graça, Ele cumpriu Seu propósito,
e glorificou Seu próprio nome.


Noite "E esteve ela apanhando naquele campo até à
tarde (…)" (Rt 2:17) Deixe-me aprender com Rute,
a colhedora. Tal como ela saiu para recolher espigas
de milho, devo eu ir para os campos da oração, da
meditação, das ordenanças e do ouvir a palavra,
para apanhar o alimento espiritual. A colhedora
reúne sua porção, espiga a espiga; seus ganhos são
pouco a pouco; logo, devo ficar satisfeito em
apanhar tão somente algumas verdades, se não
houver maior abundância delas. Cada espiga ajuda a
fazer um feixe, e cada lição do evangelho ajuda a
nos tornar sábios para a salvação. A colhedora
mantém os olhos abertos; se tropeçar entre o
restolho, ela não terá qualquer carga para
alegremente levar para casa ao anoitecer. Devo estar
atento, em exercícios religiosos, para que eles não se
tornem inúteis para mim; eu temo que já tenha
perdido muito; ó, que eu possa estimar corretamente
minhas oportunidades e recolher com maior
diligência. A colhedora inclina-se para tudo o que
acha, e assim também eu. Espíritos altivos criticam e
contestam, porém mentes humildes recolhem e
recebem o benefício. Um coração humilde é um
grande auxílio para uma audição proveitosa do
evangelho. A penetrante palavra de salvação não é
recebida senão com mansidão. A dura cerviz faz um
mau catador; para baixo, orgulho-mor, pois és um
ladrão vil que não deve permanecer por sequer um
momento. Aquilo que a colhedora reúne, ela segura;
se deixar cair uma espiga ao encontrar outra, o
resultado do seu dia de trabalho será escasso; ela é
cuidadosa tanto em reter como em obter, e, assim,
seus ganhos são grandes ao final. Quão
frequentemente esqueço tudo aquilo que ouvi; a
segunda verdade empurra a primeira para fora da
minha mente; por isso, minha leitura, e aquilo que
ouço, terminam em muito barulho para nada! Acaso
eu sinto devidamente a importância de armazenar a
verdade? O estômago com fome torna sábia a
colhedora; se não houver milho em sua mão, não
haverá pão em sua mesa; ela trabalha sob o sentido
de necessidade; por isso, seu caminho é ágil e sua
pegada é firme. Eu tenho uma necessidade ainda
maior; Senhor, ajuda-me a senti-la para que ela me
encoraje a ir adiante, a colher em campos que
produzem uma recompensa tão abundante à
diligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário