sexta-feira, 27 de março de 2020

Santo, Santo, Santo: um Código









Santo, Santo, Santo: um Código
Bahir – O Livro da Iluminação
Kadosh, Kadosh, Kadosh
127 – Por que existem 3 “santos” e não 4?
Porque a santidade nas alturas é 3 por 3 [referência às 9 Sefirot superiores (3 x 3), acima de nosso mundo físico). Está, portanto, escrito: “Deus é Rei, Deus foi Rei, Deus será Rei, para todo o sempre.
Está, também, escrito: “Que Deus vos abençoe...Que Deus reluza sobre vós... Que Deus se eleve...” (Números 6:24-26)
128 – “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos, a Sua glória preenche toda a terra” (Isaías 6:3).
Qual o significado de “Santo, Santo, Santo”? [e porque se] segue a Sua glória preenche toda a terra?
O [primeiro] “Santo” é a Coroa mais elevada.
O [segundo] “Santo” a Raiz da Árvore.
O [terceiro] “Santo” está vinculado e unificado em todos eles.
[Isso é seguido por] “o Senhor das Hostes, a Sua glória preenche toda a terra”.
130 – Qual é o significado de “a Sua glória preenche toda a terra”?
Essa é a terra criada no primeiro dia. Está nas alturas, preenchida com a glória de Deus e corresponde à terra de Israel. E o que é [essa glória]? É a Sabedoria, conforme está escrito: “Os sábios herdarão a glória” (Provérbios 3:35).
137 – ...Por intermédio do merecimento de Abraão merecedor do atributo da Bondade, Isaak foi merecedor do atributo do Terror. E porque Isaak foi merecedor do atributo do Terror, Iaakov foi merecedor do atributo da Verdade (que é o atributo da Paz).
*
Os 3 patriarcas estabelecem o sistema das Três Colunas, (Bondade, Terror e Verdade) representadas também pelas mãos divinas: a Mão Grande (Abraão: Bondade –Misericórdia – Compaixão), a Mão Forte (Isaak: Terror – Julgamento – Força – Diciplina) e a Mão Elevada (Iaakov: Verdade – Equilíbrio – Livre Arbítrio – Restrição).
Por meio dessas dessas 3 Mãos, flui a energia do Criador para nós, através de Iessod (Iossef – Fundação), de onde recebemos toda a energia das outras 9 Sefirot da Árvore da Vida.
O nome divino escrito por extenso, em Iessod, soma 45, a mesma soma de Adão em hebraico.
A imagem pode conter: texto
13 - Veja e contemple: quando Abraão veio ao mundo, abraçou a lua e a trouxe para perto. Quando Isaac veio, ele a tomou, abraçou-a e a aninhou carinhosamente, conforme está escrito “sua mão esquerda está sob minha cabeça” (Cântico dos Cânticos 2:6). Quando Iaakov veio, ele uniu o sol (Zeir Anpin) com a lua, (Nukva, o recipiente) e Nukva brilhou. Então Iaakov tornou-se completo em todos os aspectos, e a lua brilhou, e foi aperfeiçoada pelas doze tribos.
Kadosh, Kadosh, Kadosh (Santo, Santo, Santo) é um código para acessar o Rio das Bênçãos que desce do Paraíso até nosso mundo físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário