domingo, 1 de setembro de 2019

Restrição – Desfazendo um Mal-Entendido

Restrição – Desfazendo um Mal-Entendido
Perdemos as linguagens espirituais, como o aramaico e o sânscrito, por isso, usamos analogias com o físico para falar sobre o metafísico. Aqui, uma delas nos ajuda a compreender a ferramenta dos justos, a mais importante dos cabalistas.
Numa lâmpada, a luz não é criada apenas pela presença de eletricidade. O polo positivo em contato com o polo negativo não gera luz, gera o curto-circuito (que queima e inutiliza o sistema).
O que gera luz é a resistência do filamento. O fato de resistir à passagem da corrente elétrica produz luz, deixando o filamento incandescente, em outro nível de energia.
O mesmo podemos dizer do sistema espiritual de 3 colunas. É a resistência à passagem direta da energia que gera Luz. Chamamos isso de Restrição, ou Livre Arbítrio; nosso poder de escolher espiritualmente, entre o positivo e o negativo.
A terceira frase do Ana Bekoach oferece uma conexão com a Restrição, nas três primeiras letras (o equivalente à "resistência" em hebraico), que também são relativas à prosperidade:
Nun, Guimel, Dalet
O ser humano é o único ser que possui Livre Arbitrio: nossa “Imagem e Semelhança”. 
Rav Berg afirma que “não há Livre Arbítrio sem Restrição”. 
Resistir (voluntariamente) ao nosso desejo físico, gera Luz Espiritual.

A Descoberta de Novos Prazeres
Existe, até de forma semântica, um grande mal-entendido em relação ao termo Restrição. O Ego reconhece a Restrição como “perda de prazer”, porém é necessário que se diga:
NÃ0 há perda de prazer.
Apenas um deslocamento desse prazer. Em vez de obtermos um flash de prazer (físico), depois escuridão, nós conseguimos um prazer permanente (espiritual). Um ato de Restrição é voluntário, não imposto, uma decisão absolutamente pessoal; de acordo com a consciência de cada pessoa.
Apenas usando o princípio da Restrição (sobre nosso comportamento automático, robótico) é que conseguimos revelar Luz permanente. E só podemos fazer isso com nossa Vontade, que brota da consciência de cada um de nós.
Sistema da Pureza
O Sistema de 3 Colunas, contido na Árvore da Vida, ou Sefirot, é chamado o Sistema da Pureza, e o Sistema de 2 Colunas é o Sistema da Impureza. A Luz gerada por um curto-circuito é intensa e muito breve; nossos olhos se ofuscam e em seguida ficamos na escuridão. Portanto, não é a apenas a falta de luz que gera escuridão, mas também o excesso de Luz. Quando não temos o recipiente adequado para utilizar a luz que geramos, ficamos na escuridão.
A Certeza do resultado, não deriva da quantidade de conhecimento que acumulamos, mas da vivência desse conhecimento, e como decidimos utilizá-lo em nossas vidas.
Um justo não se torna um justo pelo seu agir, e sim por sua capacidade de aplicar a restrição. Os cabalistas ensinam:
O sábio não é aquele que possui muito conhecimento, e sim aquele que sabe como utilizar o que conhece

Nenhum comentário:

Postar um comentário