sábado, 28 de setembro de 2019

Desapego: Liberdade da Alma

Desapego: Liberdade da Alma
Ó Bem Amado,
Leve-me.
Liberte minha alma.
Preencha-me com Teu amor
E liberte minha alma dos dois mundos.
Se eu fixar meu coração em qualquer coisa que não seja em Ti
Que eu queime por dentro.
Ó Bem Amado,
Retire o que eu desejo.
Retire o que faço.
Retire o que necessito.
Retire a tudo,
Que me afasta de Ti.
~Rumi
*
Essa é uma prece de desapego. É preciso que não haja mal entendido: desapegar não significa que deixaremos de receber algo; recebemos sempre o que é nosso.
Mas nos livramos da ansiedade, da expectativa, e dos fardos inúteis para o caminho de nossa missão. Acessamos nossa parte divina, que nos dirige para compartilhar o que é importante para nossa alma.
Quando retiramos o peso inútil, caminhamos mais leves.
Nossa escuridão interna, é como um véu negro encobrindo a luz, e impedindo-a de brilhar. Se desejamos fazer uma autotransformação, é necessário que retiremos por completo esse véu, sem hesitação: só assim a luz de nossa parte eterna e divina poderá ser revelada.
Um dos 72 Nomes Sagrados nos ajuda nesse momento:

Iud, Iud, Lamed – Desapego
Essa combinação de letras ajuda a nos libertarmos do passado, das incertezas, medos, traumas antigos, dor e sofrimento. Conseguimos a coragem para nos desapegar, e assim confiar na Luz.
Esse nome aparece na Torá, “Adonai combaterá por ti” (Êxodo 14:14) nas iniciais das três palavras em hebraico. Por isso nos ajuda a entender que nossa batalha espiritual não é contra o inimigo exterior, mas apenas transformá-lo em agente positivo e construtivo, para que aja a nosso favor, ajudando a nos focalizar em nosso interior. Sem a participação da Luz não há chance de derrotar a escuridão dentro de nós.
A soma dessas letras é 50, que alude aos 50 canais do Entendimento, em Biná (o Paraíso). Quando retiramos os véus que nós mesmos colocamos, abrimos o “canal das bênçãos” em nossas vidas, o que facilita recebermos tudo o que nossa alma precisa.

Fernando Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário