quarta-feira, 17 de julho de 2019

Pinchás e a Cura

Pinchás e a Cura

Aprendemos através da Sabedoria da Cabalá, que a parashá Pinchás da Torá é a porção mais ligada à energia de cura entre todas.

Pinchás, filho de Elazar e neto de Aarão, “levantou-se do meio da congregação e tomou uma lança em suas mãos. Foi atrás do homem de Israel na tenda, e atravessou a ambos, ao homem e à mulher, pelo ventre. E se deteve a mortandade dos filhos de Israel. E os que morreram de praga foram vinte e quatro mil.” (Balac 25:7-9)

Rav Berg faz algumas considerações sobre a porção Pinchás, na Introdução aos 3 volumes sobre essa parashá:

“O principal propósito dos cabalistas é obter uma experiência mística, direto da realidade. O sistema multifacetado da Cabalá e o alcance de sua metodologia, abrange não apenas o misticismo e a metafísica, mas também todos os campos da ciência contemporânea.”

“O conceito da continuidade universal e a consciência da interdependência das partes de todo o cosmos, ecoa nos desenvolvimentos recentes da física Quântica. O estudo das partículas subatômicas levou muitos físicos a sugerir que os fenômenos básicos da matéria estão inter-relacionados e formam uma unidade essencial.”

“Os cabalistas acreditam que as partes do homem correspondem à ordem do universo, e que o homem, como parte integral desse universo, pode sintonizar a si mesmo com essa integridade harmoniosa. Esse tema é abordado no Zohar quando afirma que cada parte do corpo humano tem seu equivalente no cosmos:
‘O corpo do homem é dividido em infinitos segmentos e partes variadas, todas agindo e interagindo umas com as outras, e ainda assim, forma um ser orgânico; então da mesma forma o universo é composto também de um número infinito de entidades criadas que interagem umas com as outras, e quando isso acontece com harmonia, formam uma Unidade Básica.”

‘Essa visão é elaborada pelo Zohar quando lembra que o corpo da Torá consiste de 248 preceitos positivos e 365 negativos. Os preceitos positivos correspondem aos 248 órgãos e ligações do corpo humano, enquanto os preceitos negativos correspondem às 365 artérias e veias.’

‘Os cabalistas acreditam intensamente no que é popularmente chamado de ‘mente sobre matéria’. O conceito da autodeterminação, que é predominante na visão cabalista, revela-se quando o Zohar discorre sobre astrologia.’ 
‘O que se conclui, é que os astros determinam, mas não obrigam. O homem consegue remover a si mesmo da força determinante dos corpos celestiais. Na verdade, essa é a energia trazida pela oração Ana Bekoach, uma ferramenta conhecida por auxiliar a nos elevar acima do destino escrito nos astros.’

O livro que primeiro abordou as soluções aos conflitos e males humanos, restaurando o contato com a Luz, foi o Zohar. Nos trouxe, nos momentos de desequilíbrio, a possibilidade de reencontrar nosso relacionamento com o Divino.

Essa é a cura!

https://www.facebook.com/Fernando.Martins.E.sp


Nenhum comentário:

Postar um comentário