quinta-feira, 18 de abril de 2019

Reativo e Proativo

Reativo e Proativo
“Quando você corre atrás de seus pensamentos, é como um cão perseguindo um graveto. Cada vez que um graveto é atirado, você corre atrás dele. Ao invés disso, seja como o leão, que em vez de perseguir o graveto, se volta para quem o atirou. Só se atira o graveto para um leão uma vez.”

– Milarepa


*
A cada segundo de nossas vidas, temos a capacidade de mudar. 
O princípio da inércia geralmente nos conduz e continua a dirigir nossas vidas, conservando o mesmo estado de automatismo, seja na ausência de movimento, seja conservando o movimento confortável e habitual que mantém a trajetória conhecida.
Não é razoável continuar fazendo as mesmas coisas e esperar que algo mude. É preciso um movimento voluntário para quebrar a inércia. Realizar um gesto, dar um passo na direção do que desejamos e acreditamos é algo que pode mudar nossas vidas, trazendo uma transformação interna e permanente. 
Tomar as rédeas dos acontecimentos e ir direto á causa do problema, impede que ele se repita.
A Luz, como a imagem do espelho, não se move em nossa direção, a menos que tomemos a iniciativa de dar um passo na direção do espelho.
Ao invés de apenas reagir ao que acontece em nossas vidas, e lidar com o efeito, podemos procurar a causa, e enxergar a árvore toda numa semente ainda adormecida, evitando a repetição dos efeitos que não desejamos.
Como o leão... ir à causa, não ao efeito.
Existe um nome, entre os 72 Nomes Sagrados, que nos ajuda
Hei, Resh, Iud – A Visão de Longo Alcance
Meditar nesse nome nos ajuda a ter uma visão clara e o poder da premonição em cada aspecto de nossas vidas. É como se nossas vendas fossem removidas. É possível enxergar a árvore no interior de cada semente, e entender o relacionamento de causa e efeito que governa nossa realidade. Passamos a não ser dirigidos por ilusões momentâneas, e a sermos motivados pelo resultado final. Melhoramos nossa intuição e aguçamos o 'olhar' de nossa mente.
Nos tornamos proativos, assumimos as rédeas da ação, e... deixamos de reagir a cada graveto jogado para nós.

Fernando Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário