sábado, 27 de abril de 2019

Letras Hebraicas – o Hei

Letras Hebraicas – o Hei
A letra Hei é uma das duas letras do mês de Nissan, ligada à constelação de Áries. Aparece duas vezes no Tetragrama Sagrado, uma relativa à sefirá de Biná, e a outra relativa a nosso mundo físico, sefirá Malchut. Ambas possuem energia de receber.
O Hei – Esse caractere é o símbolo da Vida Universal. Representa o fôlego do homem, o ar, o espírito, a alma. Aquilo que está se animando, vivificando-se. Como símbolo gramatical, expressa vida, e a ideia abstrata de ser. Seu valor aritmético é 5.
(A Língua Hebraica Restaurada - de Fabre d’Olivet, 1815)
*

Hei, o Símbolo da Divindade e da Gentileza
O Talmud nos explica que o Criador usou as letras Iud e Hei, para formar o nome divino Iud, Hei [Chochmá] para criar o Universo. Com a letra Iud Ele criou o Mundo que Virá, enquanto que com o Hei, criou o mundo físico. [esse nome de 2 letras é frequentemente usado para referir-se às 3 Sefirot superiores (Keter, Chochmá e Biná)].
O som do Hei é como uma expiração de nosso fôlego, não requer movimento de lábios, língua ou da boca: “Pela palavra de Adonai os céus foram criados, e pelo fôlego de Sua boca, todas as hostes” (Salmos 33:6)
Abrão se torna Abraão (Abraham)
Abraão foi a primeira pessoa a perceber que a natureza obedece à vontade e poder de um ser superior. O reconhecimento dessa verdade o fez entender que só havia um Criador. Como recompensa, o Hei foi adicionado ao seu nome anterior (Abram) para tornar-se Abraham: ”Criei esse mundo com a letra Hei e a estou adicionando ao seu nome”.
O Hei indica Feminilidade
O som suave do Hei indica a forma femina do substantivo. A Torá usa a letra Hei para ilustrar as qualidades características da mulher: feminilidade, castidade, delicadeza.
Sarai se torna Sarah
“Quanto à Sarai, sua esposa, não deverás chama-la mais de Sarai, pois agora Sarah é seu nome” (Gênesis 17:5). Antes que Adonai ordenasse a mudança do nome da esposa de Abraão, ela era estéril, e depois ela concebeu e deu a luz à Isaac.
Sarai significa ‘minha princesa’, o que foi transformado em Sarah, a matriarca (princesa) do mundo inteiro.
Vav, Hei – Um Nome Divino
Vav, Hei é o nome do Santo Bendito Seja. Entre as entidades divinas estão essas duas letras, que por si só já formam um nome divino, relativo às seis sefirot acima de Malchut.
Gematria de Hei
A letra Hei (5) pode ser considerada como um Dalet e um Iud. O valor dessas duas letras é 4 + 10 = 14, a mesma soma de ‘iad’ (Iud, Dalet) que significa ‘mão’ em hebraico. Por isso alude à Mão Divina, que nos traz as bênçãos. Está ligado à energia feminina de receber (no Tetragrama Sagrado o primeiro Hei refere-se à Léa, matriarca de Biná, o Paraíso, e à Rachel, matriarca de Malchut, nosso mundo físico. Entre as duas, forma-se o ‘rio das Bênçãos’ que fluem para o nosso mundo, quando o despertamos com nosso gesto de compartilhar, orar ou estudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário