segunda-feira, 25 de março de 2013

Seja dono do seu Tempo...


Pensamento:
Tenho aprendido com o tempo que a felicidade vibra na frequência das coisas mais simples. Que o que amacia a vida, acende o riso, convida a alma pra brincar, são essas imensas coisas pequeninas bordadas com fios de luz no tecido áspero do cotidiano.
Ana Jácomo Mensagem:
Olaaaáaa.

Muito se fala de tempo, damos ao tempo uma responsabilidade infinita, afinal é ele quem resolve tudo e cura todas as dores.

Quero te convidar a conjugar o tempo comigo . Claro que aprendemos a conjugar o tempo quando estamos na escola mas muitas vezes não tratamos o tempo com o respeito que ele merece.

Vamos começar agradecendo ao tempo, o tempo passado que nos trouxe até aqui, o tempo presente que já pelo nome, inspira alegria e o tempo futuro, onde moram todos os nossos sonhos e desejos.

Se prestarmos atenção no que falamos, podemos perceber o valor que tem o tempo na vida da gente.

Quando conhecemos pessoas novas, conjugamos o presente do indicativo com muita naturalidade e se encontramos pessoas afins, fica muito fácil falar de nós… estudo aqui, trabalho ali, moro lá, gosto daquele, não gosto daquilo.

Se existe afinidade, a conversa flui e começamos a falar do que fizemos, de fatos ocorridos e nesse pretérito perfeito ou imperfeito, percebemos que algumas coisas que vivemos foram perfeitas e outras imperfeitas, interrompidas, inacabadas por influências externas.

Falando em inacabado, não tem como não pensar no pretérito perfeito composto, um passado com influência no presente e com a incerteza de futuro. Tenho feito isso, tenho feito aquilo.

Quando pensamos no passado, lembramos-nos de acontecimentos que se encaixaram no tempo perfeitamente e percebemos que foi um pretérito mais que perfeito. Pois começaram e terminaram no tempo certo. Por exemplo: eu já tinha completado um ciclo na minha vida, quando algo novo aconteceu.

Quando se fala de tempo, não tem como não falar de futuro, um futuro que está planejado e outro que vamos deixar acontecer. Serei feliz, demonstra um futuro do presente simples, porque ser simples já é ser feliz. Para aqueles que complicam um pouco, usa-se o futuro do presente composto, ou, seja: antes do final da minha vida, já terei sido feliz.

Ambos demonstram que o ser feliz está no futuro e não no presente. Acho que é por isso que não se chama futuro mais que perfeito.

É muito comum, pessoas que estão insatisfeitas, culpar o passado, misturando frustrações de algo que ocorreu e complicando seu futuro.

Percebe-se isso no futuro do pretérito simples, que diz que se eu tivesse algo seria feliz ou ainda na forma composta, se eu tivesse tido algo, teria sido feliz.

Tudo que foi dito até aqui , está no tempo indicativo porque indica quem somos, o que fizemos e demonstra desejos e anseios em nossa vida.

Agora vou expressar meu tempo subjuntivo e embora, não seja e nem pretendo ser dona da verdade, quero desejar a você que cada tempo do seu tempo seja sempre algo mais que perfeito.

É aconselhável que você pense na sua vida (presente do subjuntivo), para que não haja arrependimento algum e que nenhuma expressão negativa de um pretérito imperfeito, limite suas vontades, como palavras assim: Eu queria que você tivesse sido feliz ou ainda, se você tivesse feito isso ou aquilo, você teria sido mais feliz.

Claro que esse pretérito perfeito é simples demais, por isso é comum usarmos sempre o composto tentando sempre enxergar o lado bom de tudo. Embora eu tenha tentado, não fui feliz.

Mas também temos no tempo subjuntivo, um pretérito Mais-Que-Perfeito e expressamos fatos ocorridos antes de outro fato já terminado e é comum dizermos que: embora a oportunidade estivesse ali, algumas pessoas não puderam ser felizes.

Mas quero aqui, neste tempo presente, desejar a você um futuro do subjuntivo muito simples dizendo que quando você lembrar de todas as benção que tem, você será feliz, por isso, completo com o seguinte: se você perceber a beleza que existe em você, será com certeza muito feliz.

Não complique, não use o futuro do presente composto, de um tempo subjuntivo que limita suas ações e tira sua autonomia. Não use frases do tipo: Quando algo tiver acontecido, serei feliz.

Seja feliz agora , sorria e nesse presente talvez não tão perfeito, te desejo um Bom dia Hoje!

Vera M Wilson
English Teacher
Contato com a autora: veramwilson@gmail.com
www.facebook.com/vera.wilson.18

Indique o site do Bom Dia HOJE: http://www.bomdiahoje.com.br para seus amigos, colegas e conhecido.

Solicite que se cadastrem GRATUITAMENTE!

Participe de página do Bom Dia HOJE no FACEBOOK: http://www.facebook.com/pages/Bom-Dia-HOJE/295546597124662

Siga o Bom Dia HOJE no Twitter: @bomdiahoje ou www.twitter.com/bomdiahoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário