terça-feira, 28 de agosto de 2012

Você só depende de você...

Pensamento:
Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior.
Dalai Lama
Mensagem:
Olá! Como vai você?

Se eu te oferecesse hoje uma formula incrível de sucesso profissional, financeiro, pessoal, por um preço razoável, dentro das suas condições, você aceitaria minha oferta?

Bem, é isso que vou fazer. Mas antes disso quero fazer um alerta !

Existem pessoas que ficam perdidas quando falo que elas são as únicas responsáveis por si mesmas e que toda conquista tem um preço a ser pago.

Como no assunto desta mensagem, o título é “Você só depende de você”.

O processo para você chegar aonde quer é o seu “autodesenvolvimento”. Mas, qualquer reflexão que lhe apresentem sobre autodesenvolvimento passa primeiro por um entendimento de que “desenvolver” implica em romper laços e amarras, com um padrão já adquirido, para que seja possível adotar outro, que é novo.

Deveria ser uma etapa natural da evolução do ser humano, em qualquer uma das dimensões (física, emocional, mental, social ou espiritual).

Há muitos ganhos, pois, saiba que desenvolvimento significa o aumento da capacidade ou das possibilidades, pois você poderá desenvolver seu potencial em qualquer área.

Mas é importante que eu lembre a você, que quando falo em autodesenvolvimento, entenda que é você como indivíduo assumindo, a responsabilidade por este processo, através da busca pessoal de recursos e condições, que lhe permitam reconhecer que hoje você está melhor que ontem e ter a certeza de que, amanhã, estará melhor que hoje.

Pensar em autodesenvolvimento requer que você considere a educação e qualquer outra ação, que contribua para que você gerencie a si mesmo .

Ele também não se restringe apenas a questões de carreira. Isso é importante, sem dúvida, mas existem outros aspectos da sua vida, que são extremamente importantes e merecem sua atenção.

O processo de autodesenvolvimento engloba algumas etapas essenciais para que você alcance num novo padrão desejado.

Faça uma autoanálise .

Defina objetivos e métodos mais adequados para que você os atinja.

Defina o que quer, comece a agir. Porque não adianta ficar só na intenção. Chega um momento que é preciso canalizar a energia e partir para ação.

A competência de autodesenvolvimento implica numa acentuada capacidade de estudar, numa curiosidade natural, que se manifesta por um interesse em descobrir e conhecer o mundo, na iniciativa, na persistência e automotivação e na disciplina.

Todas estas características estão relacionadas ao desenvolvimento da nossa inteligência emocional, o que nos leva a constatar que esta é a base de todo o processo de autodesenvolvimento.

A estudiosa Barbara Braham, em sua obra: “À procura de si próprio -Um guia para a Realização Pessoal”, afirma que somente quando você compreende sua missão e consegue olhar para frente e ter uma visão de futuro, você consegue partir para os passos essenciais do autodesenvolvimento.

A visão de futuro é um dos principais diferenciais entre pessoas, organizações e nações bem ou mal sucedidas. É esta visão, que compartilhada e posta em ação, que pode mudar a vida das pessoas e consequentemente, o mundo.

Outro importante detalhe é o significado do trabalho em sua vida. Isso passou a ser importante na definição estratégica, pois já que você deve passar mais de um terço de sua vida no trabalho.

Quem consegue encarar o trabalho não como "dever ou obrigação", mas como fonte de prazer, busca fazer aquilo que dá significado à vida e que esteja compatível com a missão e a visão de futuro.

Nesse cenário, a automotivação é um aspecto determinante na maneira como você lida com o fracasso. Pois é impossível alcançar o sucesso se não souber enfrentar positivamente o seu oposto – o fracasso.

Compreenda : que o erro permite que você redirecione o caminho. Coloque o foco em entender o “porquê” e vez de “quem”. Então use o erro como aprendizado e como medida para avaliar o seu crescimento.

A revista Fortune, publicou uma pesquisa onde mostra que pessoas bem-sucedidas falharam em média 7 (sete) vezes, antes de se saírem bem.

Para chegar ao sucesso, no entanto, existem algumas atitudes que diferenciam as pessoas de sucesso.

Atitudes como:

Ter paixão pelo que faz e colocar afeto nas coisas.

Dedicação e persistência.

Pró-atividade e assumir responsabilidades. Coragem para correr alguns riscos calculados.

Ter uma visão positiva da vida e um alto-astral.

Capacidade de aprender com erros próprios e dos outros.

Ser mais flexível e resiliente.

Desenvolver a facilidade para se relacionar e conviver com os outros.

Desenvolver o autoconhecimento.

Persistir. Desistir jamais!

Não se esqueça: , o mundo necessita cada vez mais de pessoas “bem sucedidas”.

Pense Nisso...

Tenha um Bom Dia HOJE.

Sigmar Sabin
Professor e Aprendiz da vida
Fale comigo: sigmarsabin@bomdiahoje.com.br

Acesse e cadastre-se, indique: www.bomdiahoje.com.br

Participe de página do Bom Dia HOJE no FACEBOOK: http://www.facebook.com/pages/Bom-Dia-HOJE/295546597124662

Nenhum comentário:

Postar um comentário