segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Saiba quais são seus significados...

Pensamento:
Qualquer pessoa de sucesso tem a consciência de que não conseguiu nada sozinho.
Bernardinho – Técnico da Seleção Brasileira de Vôlei
Mensagem:
Bom Dia

Você sabe o que você, significa para as organizações, empresas, ou grupos a qual pertence?

Qual o significado do que você é ou faz na vida?

Estes são alguns dos assuntos que tratarei na palestra: Motive-se Criando Significados em sua Vida, que acontecerá dia 01 de fevereiro em Curitiba. Participe.

Estas questões que também compõem o título deste artigo de hoje, muitas vezes passam por nossa cabeça e buscamos ansiosamente uma resposta, a razão do nosso verdadeiro valor dentro das organizações as quais pertencemos ou trabalhamos.

Quanto faço essa pergunta, logo recebo uma rajada de lamentações. Coisas como: Ninguém aqui me valoriza, ninguém vê que eu me mato para “carregar o piano sozinho”, Nunca reconhecem o que eu faço e mais uma lista de ladainhas.

Bem, quero que você compreenda que não estou falando disso como uma crítica a você , caso você também em algum momento se lamente. Pois, eu já fui colaborador em algumas empresas, de diversos portes e culturas e vivi já esse dilema também.

E agora, o que fazer?

Bom, eu diria que temos três saídas:

1) Continuar infeliz e lamentando. Mas até quando suportar isso?

2) Outra saída é “chutar o pau da barraca” como se diz, no popular e mudar de organização! Mas e o medo da situação, o medo de mudar, medo do novo?

3) A terceira saída é: Resignificar sua vida, sua ocupação, seu trabalho na organização ou empresa! Particularmente esta é a mais importante de todas alternativas. Não apenas na vida profissional como na vida pessoal.

E como fazer isso? O que é esse “resignificar”?

É provavelmente a próxima pergunta que você queira fazer neste instante .

A explicação mais técnica é: “Ressignificação é o método utilizado em neurolingüística para fazer com que pessoas possam atribuir novos significados a acontecimentos através da mudança de sua visão de mundo”.

Isso quer dizer: criar e visualizar um novo significado para o que você faz seja no trabalho quanto em sua vida. Mas isso vai depender também de como você se vê como profissional, como ser humano.

Para que a ressignificação tenha efeito, não adianta ficar numa defensiva, onde todo mundo está errado e certo é só você.
Tem um detalhe importante que eu quero destacar. Para Resignificar é preciso de coragem e fazer algumas perguntas significativas a você mesmo e com as respostas encontrar o caminho.

Assim é que você irá perceber qual o “Seu Verdadeiro Significado”.

Conheça uma história:

Roberto é um técnico de uma companhia telefônica e faz instalações de terminais telefônicos, muito desgostoso da vida, porque não via sentido no seu trabalho, que se resumia todos os dias, passar cabos telefônicos por lugares quase inacessíveis em residências, testar a conexão, preencher ordens de serviços e ainda levar broncas dos usuários e clientes, por que demorou no atendimento. Por que desarrumou a sala de uma dona de casa, etc.

Um dia aprendeu a resignificar seu trabalho: não era apenas conectar cabos metálicos para que um aparelho de telefone estivesse ligado á rede de telefonia. Mas aquele simples gesto, quase mecânico tinha um significado incalculável para uma Mãe que residia há milhares de quilômetros de distância da filha e dos netos. Permitia um casal de namorados de cidades diferentes trocarem suas juras de amor. Facilitava o pedido de socorro de filho ao médico no momento de um ataque cardíaco do Pai. Nesta hora, Roberto percebeu quanto era importante para aquela empresa, por que era importante aos clientes que a empresa servia.

Agora você sabe como você também pode Resignificar e perder o medo de mudar, aprender a criar uma nova imagem, mais positiva e otimista de si mesmo. Este é o começo do crescimento que todo ser humano precisa.

Pense Nisso...

Tenha um Bom Dia HOJE !


Sigmar Sabin
Professor e Aprendiz da vida
Fale comigo: sigmarsabin@bomdiahoje.com.br

Acesse e cadastre-se, indique: www.bomdiahoje.com.br

*.*.*>>>. A.T.E.N.Ç.Ã.O. <<<*.*.*

Você busca MOTIVAÇÃO para sua vida em 2012?

Participe da Palestra: Motive-se Criando Significados Para Sua Vida

Dia 01/02/2012 em Curitiba

Mais informações acesse: http://www.palestrademotivacao.tangu.com.br/

Ou pelo telefone (41) 3045-8979 com a Betina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário