domingo, 13 de março de 2011

Seja uma pessoa proativa e não apenas reativa...

Pensamento:
No palco da nossa mente, a meta é ser ator principal. Ficar na plateia é abandonar a si mesmo.
Augusto Cury
Mensagem:
Bom Dia!

Eu havia aceitado o desafio de substituir o Professor Sigmar no Bom Dia HOJE apenas na quarta-feira de cinzas. Mas, eu decidi pedir a ele que me desse uma oportunidade de ficar aqui até o final desta semana. Seriam três edições. Você poderia pensar: Pretensiosa essa menina. Mas foi justamente para mostrar de forma prática o que eu vou falar hoje.

Proatividade...

Até o momento que recebi e aceite o convite para escrever eu me comportava como uma pessoa reativa. (Eu detesto esse tipo de atitude. Apenas reagir aos acontecimentos e aos fatos). Quando tomei a iniciativa, eu me tornei proativa.

Segundo este pensamento atribuído a Abraham Lincoln: “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.

Isso quer dizer Pro atividade. Um tema muito utilizado no mundo empresarial, nas atividades profissionais, é esperado como atitude das pessoas nas organizações. Mas fora desse mundo “empresarial”, o que tem a ver pro atividade com o fato de eu escrever mais texto de Bom Dia HOJE para você ?

Voltando à pro atividade, que significa muito mais do que tomar a iniciativa. Implica na responsabilidade que as pessoas têm sobre suas vidas. O comportamento resulta de decisões tomadas, e não das condições externas. Tem-se a capacidade de subordinar os sentimentos aos valores. Possuí-se a iniciativa e responsabilidades suficientes para fazer com que as coisas aconteçam.

Ao contrário, são as pessoas reativas. Aquelas que apenas reagem quando alguém lhes faz algo. As pessoas reativas são afetadas somente pelo ambiente físico. As pessoas pró-ativas agem sobre o ambiente.

Os reativos são levados por sentimentos, circunstâncias, condições e ambiente. Os pró-ativos são guiados por seus valores, cuidadosamente pensados, selecionados e interiorizados. Eles continuam sendo influenciados pelos estímulos externos, sejam estes sociais, físicos ou psicológicos. Mas a resposta aos estímulos é uma escolha ou reação baseada em valores.

Acredite em que vou te dizer: o crescimento e as oportunidades estão reservados para os pró-ativos. Os reativos ficam com o que sobra.

Se você está pensando em algum exemplo, eu deixo aqui. Proativas, são as pessoas que se antecipam. Quando pensam em alguém querido, logo entram em contato, mandam um e-mail, dão um telefonema, já os reativos, esperam o e-mail, um telefonema e aí, simplesmente respondem.

E estes, os reativos, apena reclamam das oportunidades perdidas, dos amores que se foram.

Então: que tal parar de dar desculpas? Não ter tempo ou não ter dinheiro, pode ser apenas uma desculpa.

Espero e de coração ter contribuído com você esta semana !

Desejo que seu dia hoje seja o Melhor dia de HOJE!

Um grande abraço da Deyse e até uma próxima oportunidade.

* Ah, um ultimo recadinho: Quando você vai convidar o Professor Sigmar, para fazer uma palestra na sua cidade ou na sua empresa?


Deyse Mara Steinberg
Sou Facilitadora de Vendas e uma aprendiz da vida
Visite nosso Mundo de Possibilidades: http://mundodepossibilidades.wordpress.com/
Fale com a Deyse: steinbergdeysemara@hotmail.com


MSN da Deyse: steinbergdeysemara@hotmail.com

A.T.E.N.Ç.Ã.O

Vamos levar as palestras do professor Sigmar Sabin até sua cidade?

Como? Mande um e-mail para contato@realizare.com.br e pergunte como?

*.*.*.*:*.*.*.*.*:*.*.*.*.*:*.*.*.*.*:*.*.*.*.*:*.*.*.*.*:*.*.*.*.*:*.*.*.*.*:*.*.*.*.*:*.*.*.*.*:*.*.*.*.*:*.*.*.*.*:*.*.*.*.*:*

Indique site www.bomdiahoje.com.br, para todos seus amigos... Nossa meta é 50.000 até dezembro de 2011.
Posso contar com você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário