Saciar a Sede da Alma
Desejos e Prazer
O ser humano é movido por seus desejos, e nossa motivação é o prazer.
Entretanto, aí existe uma armadilha. Nosso desejar obedece o Livre Arbítrio de cada um, essa é nossa “imagem e semelhança”, que até o Criador respeita.
Podemos desejar para o bem ou para o mal, porém não podemos escapar da lei de Causa e Efeito, enquanto estivermos no mundo físico.
Desejo do Ego ou da Alma?
Em princípio, podemos examinar quem irá se beneficiar com a satisfação do desejo: se apenas nós, será certamente um desejo de nosso ego, que sempre deseja receber apenas para si; por outro lado, se tivermos a intenção de compartilhar o que foi recebido com outros, pode ser um desejo da alma.
Como saber para que lado um determinado prazer vai nos levar? Existem alguns conceitos que podemos utilizar para isso:
O caminho da Luz nunca é o que parece mais fácil e convidativo.
Por que isso acontece? Trata-se de um “teste”?
Isso ocorre porque a dimensão de nosso prazer está em nosso merecimento. Tudo aquilo pelo que trabalhamos e nos empenhamos mais, nos dá mais prazer quando obtemos, e a palavra para definir isso é merecimento.
Aqui a questão seria: quem julga esse merecimento?
A resposta é dada por Rav Berg: “O Criador não castiga, nem recompensa. São as ações do homem que determinam qual estrada para a satisfação infinita ele vai escolher.”
A resposta é: nós é que julgamos nosso merecimento.
Nosso trabalho e focalização determina o tamanho do recipiente que criamos para receber o que desejamos para preenchê-lo. Quando nossos desejos estão alinhados com a Luz, o prazer não é temporário.
Nós mesmos criamos o merecimento quando o ego age impulsionado pela alma!
O prazer criado pelo ego assim direcionado, sacia nossa sede, satisfaz nossa alma com a água do "Rio das Bênçãos", que manifesta o divino no físico.
quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Saciar a Sede da Alma Desejos e Prazer
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário