Restrição: A Descoberta de Novos Prazeres
Nun Guímel Dalet
Em Babel perdemos a linguagem única espiritual, por isso, usamos analogias com o físico, para falar sobre o metafísico. Uma delas nos ajuda a compreender a principal ferramenta dos cabalistas: um justo não se torna um justo apenas pelo seu agir, e sim por sua capacidade de aplicar a restrição.
Numa lâmpada, a luz não é criada apenas pela presença de eletricidade. O polo positivo em contato com o polo negativo, não gera luz, mas curto-circuito (que queima e inutiliza o sistema).
O que gera luz é a resistência do filamento. O fato de resistir à passagem da corrente elétrica deixa o filamento incandescente, em outro nível de energia, e traz a Luz.
A Ferramenta mais Importante da Cabalá
A Coluna Central do sistema espiritual de 3 colunas, é a resistência à passagem direta da energia, e gera Luz. Chamamos isso de Restrição, ou Livre Arbítrio; nosso poder de escolher espiritualmente, entre o positivo e o negativo.
Nesse mês, a frase do Ana Bekoach oferece uma conexão com a Restrição, nas três primeiras letras ("resistência" em hebraico), que também são relativas à prosperidade:
Nun, Guimel, Dalet
O ser humano é o único que possui Livre Arbitrio, nossa “Imagem e Semelhança”.
Rav Berg afirma que “não há Livre Arbítrio sem Restrição”.
Resistir (voluntariamente) ao nosso desejo físico, gera Luz espiritual.
Existe um grande mal-entendido em relação ao termo ‘Restrição’. O Ego reconhece a Restrição como “perda de prazer”, porém é necessário que se diga:
NÃO há perda de prazer.
Apenas um deslocamento desse prazer. Em vez de obtermos um flash de prazer (físico), depois escuridão, nós conseguimos um prazer permanente (espiritual). O ato de Restrição é voluntário, não imposto, uma decisão tomada de acordo com a consciência de cada um.
Apenas usando o princípio da Restrição (sobre nosso comportamento robótico) é que conseguimos revelar Luz permanente. E só podemos fazer isso com nossa Vontade, que brota da consciência de cada um de nós.
O Sistema da Pureza
O Sistema de 3 Colunas, contido na Árvore da Vida, é chamado de Sistema da Pureza, e o Sistema de 2 Colunas é o Sistema da Impureza. A Luz gerada por um curto-circuito é intensa e muito breve; nossos olhos se ofuscam e em seguida ficamos na escuridão. Portanto, não é a apenas a falta de luz que gera escuridão, mas também o excesso de Luz. Quando não temos o recipiente adequado para utilizar a luz que geramos, ficamos na escuridão.
A Certeza do resultado, não deriva da quantidade de conhecimento que acumulamos, mas da vivência desse conhecimento, e como decidimos utilizá-lo em nossas vidas.
Um dos 72 Nomes Sagrados nos ajuda:
Áin, Resh, Iud – Certeza Absoluta
Essa combinação traz Certeza, autoconfiança e cancela o poder da dúvida. Ajuda a bloquear Julgamentos (decretos que bloqueiam o sucesso). Tem a mesma soma (280) das cinco letras que possuem formas finais, usadas para transcender a morte.
domingo, 3 de novembro de 2024
Restrição: A Descoberta de Novos Prazeres
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário