domingo, 24 de novembro de 2024

A Luz Líquida Toldot - Poços de Água Pura

A Luz Líquida
Toldot - Poços de Água Pura
“E todos os poços que que cavaram os servos de teu pai, nos dias de Abraão, teu pai...” (Gênesis - Toldot 16)
A palavra que lemos aqui significa “poços”. Refere-se à separação de Isaac e do povo filisteu, que o invejou. Isaac então volta a cavar os poços que seu pai havia aberto, e haviam sido fechados pelos filisteus.
Comenta Rav Berg:
“Isaac tenta restaurar o poder da água que estava presente antes do Pecado de Adão e do Dilúvio. O lado negativo tenta roubar o poder. Adonai aparece a ele num sonho, assegurando a Isaac que ele está protegido, e mais adiante, Abimelech (rei dos filisteus) vem até ele, procurando paz.
Não importa quantos obstáculos surjam contra nós, nem quão vulneráveis nos sentimos, seremos protegidos e bem sucedidos se estivermos ligados à Luz do Criador.”
*
A água está sintonizada com nossa capacidade de compartilhar, e não deve estar “contaminada”; ou seja, fazer isso sem esperar nada em troca, com quem possui recipiente (desejo) para receber. Isso  transformaria o verdadeiro compartilhar numa “barganha”.
É preciso entender a armadilha que existe no compartilhar: apesar de estarmos conscientes de que receberemos tudo aquilo que emitimos, não devemos compartilhar visando retribuição, e nem mesmo agradecimento da pessoa com a qual compartilhamos, pois isso seriam “condições” que poluem nosso gesto. Na verdade, nós é que devemos agradecer a pessoa, pela chance que temos de compartilhar, e assim retribuir e diminuir nosso “Pão da Vergonha” (que é um termo dos cabalistas para “receber sem poder retribuir”).
A água é ligada à coluna da direita na Árvore da Vida, o compartilhar, ou Coluna da Compaixão (Misericórdia). Aprendemos com os cabalistas, que na Árvore da Vida, o fogo (Esh) sobe e a água (Maim) desce.
Escanear essa porção nos dá o poder de “recuperar as águas”, ou seja, voltar ao ponto anterior ao surgimento do obstáculo, e dali caminhar novamente sintonizados à Luz, que se manifesta em nossa alma, através de nossa centelha divina.
Água pura é considerada Luz Líquida. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário