10 - Caminhar (Realização)
O Oráculo
Pisar sobre a cauda do tigre.
Ele não morde o homem.
Sucesso.
Interpretação
A situação é delicada e exige cautela. O tigre, que é muito mais forte que o homem, pode não morder nesse instante, mas não se pode ter certeza de que será sempre assim. Daí a importância de uma conduta suave e equilibrada quando se está associado ou próximo a pessoas fortes e poderosas.
O tigre não morde o homem que está seguindo sua trilha porque está satisfeito e o contato se dá de um modo alegre e inofensivo. Com essa imagem, o oráculo revela que a concretização de um ideal sempre coloca desafios, obstáculos e até mesmo perigos. Não ser "mordido" nessas condições representa uma grande sorte.
O hexagrama ensina que o reconhecimento dos próprios limites pode estimular a busca da perfeição, da integridade e do equilíbrio. Manter-se firme no justo meio e ocupar um lugar de força sem ser inconveniente representa um êxito feliz, uma grande glória.
O conselho estratégico
O homem nobre consulta superiores e inferiores e assim fortalece as aspirações do povo.
Interpretação
Quando estão face a face seres, grupos ou condições desiguais na força e no poder, a saída que evita confrontos destrutivos está em estabelecer uma justa mediação. Distinguir, consultar, moderar superiores e inferiores levará a uma hierarquia justa das partes.
Isso vale tanto para os acontecimentos na vida exterior, como para o mundo interno, quando diferentes motivações avançam pela mesma trilha.
terça-feira, 5 de novembro de 2024
10 - Caminhar (Realização)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário