quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Letras Hebraicas – Tet

Letras Hebraicas – Tet

‘Esse caractere, como consoante, pertence ao grupo de sons dentais. Como imagem simbólica representa o abrigo do homem; o telhado que ele ereje para protegê-lo; seu escudo. Como sinal gramatical está relacionado à resistência e proteção. Seu valor aritmético é 9.’
(Fabre d’Olivet -1815)
Símbolo da Bondade
“O primeiro Tet que aparece na Torá é na palavra Tov (Tet, Vav, Beth), ‘bem’ ou ‘bom’ (Gênesis 1:4). Isso mostra que a letra Tet é um símbolo geral para a bondade. Durante os seis dias da Criação, Elohim avaliou cada dia e pronunciou seu julgamento: ‘Elohim viu que era bom’ (Gênesis 1:12). Quando o homem segue as indicações estabelecidas pelo Criador, o mundo permanece bom.”
“O primeiro Tet que aparece no Gênesis é na palavra Tov (bem, bom), e esse é o motivo do Talmud ensinar que se alguém vê num sonho essa letras é um bom sinal. Durante os seis dias da Criação, muitas vezes é repetida a expressão ‘E Elohim viu que era bom’ (Bereshit 1:12), e por isso aprendemos que quando o homem segue os ensinamentos do Criador, o mundo permanece bom. E até mesmo quando o homem desobedece, e realiza atos voltados para o mal, Elohim lhe garante a dádiva do arrependimento (teshuva). O arrependimento também é considerado ‘tov’, pois permite que o homem transforme seus maus atos em méritos.”
Nosso conceito humano de bem é subjetivo, pois nossa visão é limitada, e não enxergamos o que o futuro nos revela. Por outro lado, o homem sempre é atraído por coisas que na verdade não são boas para ele. Quando expressamos um desejo, é costume acrescentar: que seja para o bem (de nossa alma).
Há uma história conhecida sobre Gamzu (Nachum Ish Gamzu), um homem com uma fé inabalável de que tudo o que lhe acontecia, era para o bem, e isso se refere à crença de que a Luz só nos manda o que é bom para nossa alma, mesmo quando o assunto parece desagradável, ou negativo.  
(Michael Munk)
Quanto maior a Escuridão, maior o Potencial para Revelar a Luz
Rav Berg nos ensina que mesmo quando um acontecimento parece negativo, ele sempre está acompanhado de um lado positivo proporcional, por isso quanto maior for o aspecto negativo, maior a possibilidade que temos de revelar o Bem.
Isso só deixará de acontecer se nossa atenção for atraída pelo aspecto negativo, e deixarmos de enxergar o bem que sempre está associado a ela.
*
O Tet, também representa as 9 Sefirot acima de Malchut na Árvore da Vida, que se referem ao mundo espiritual ou metafísico, a Causa de nosso mundo físico (que é o Efeito). São mundos de Consciência, chamados de Emanações Luminosas. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário