quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Cabalá e Hermetismo Segundo Princípio: Correspondência

Cabalá e Hermetismo
Segundo Princípio: Correspondência
“O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima.”
“Existem muitos planos fora de nosso conhecimento, mas quando lhes aplicamos o Princípio da Correspondência chegamos a compreender muita coisa que de outro modo nos seria impossível. Este Princípio é de aplicação e manifestação universal nos diversos planos do universo material, mental e espiritual. É uma Lei Universal.”
(O Caibalion)
*
O Macrocosmo, e o Microcosmo também são espelhados, pois o que está no infinitamente grande pode ser encontrado também no infinitamente pequeno. Cada um de nós é interiormente um reflexo do Universo que nos abriga, um modelo construído segundo os mesmos princípios.
Realmente, a Cabalá nos ensina sobre a “Lei dos Galhos e Raízes”, que afirma que cada um dos 4 mundos é origem do mundo inferior, como uma árvore invertida, onde as raízes nos mundos superiores determinam os galhos no mundo inferior.
Os cabalistas compararam isso a um carimbo e à coisa que foi carimbada. Todas as formas encontradas no carimbo são transferidas ao item carimbado (estampado). Assim é com nossos mundos. Cada mundo inferior é carimbado com o mundo superior e acima dele. Portanto, todas as formas que estão presentes no mundo superior são copiadas, qualitativa e quantitativamente nele, de forma completa.
Além disso, o esquema das Sefirot segue interminavelmente, pois cada esfera de consciência (sefirá) possui em seu interior dez graus, correspondentes a uma nova Árvore da Vida (Sefirot), algo que se repete, numa escala infinita, num espelho de eternidade.
Portanto, para compreender e influenciar nosso mundo físico, é preciso elevar nossa consciência aos mundos superiores. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário