sábado, 17 de agosto de 2024

A Vontade Oculta do Criador

A Vontade Oculta do Criador
‘Voltai e trazei de volta’ – Ezequiel 18:30
Bahir 67 – Qual o significado desse versículo? Voltai e pedi àqueles Sete para que voltem convosco. Dizem, portanto as escrituras: ‘e trazei de volta’ aqueles a respeito de quem está escrito: ”sete [vezes] por teus pecados”.
No princípio do “Estudo das Dez Emanações Luminosas” sobre a Árvore da Vida (a Sefirot) o Ari HaKadosh (Rabino Isaak Lúria, o Leão Santo) faz a seguinte observação:
“Quando ‘surgiu em Sua Vontade’ criar o universo, ‘conceder o bem’ à Sua obra, ‘para que reconheçam Sua grandeza’, e sejam merecedores de ser um ‘veículo para o divino’, ‘serem penetrados por Ele’.”
Os 5 Conceitos mencionados correspondem aos 5 níveis da Criação e às 5 Personificações (Partzufim):
“Surgiu em Sua Vontade” - Arich Anpin – Keter/Coroa
“conceder o Bem” - Abba (Pai) – Chochmá/Sabedoria
“Para que reconheçam sua Grandeza” - Imma (Mãe) –
Biná/Entendimento
“Veículo para o divino” - Zeir Anpin – As 6 seguintes
“serem penetrados por Ele” - Fêmea – Malchut/Reino
A Vontade Oculta do Criador
Assim sendo, Arich Anpin é a Vontade oculta do Criador, que não pode ser examinada. Representa a própria motivação do Criador para criar o mundo, que está para além do plano da compreensão e da sabedoria humanas.
O propósito mais elevado que pode ser examinado é que o Criador criou o mundo para conceder o Bem à Sua obra. É o nível de Abba/Pai e Chochmá/Sabedoria.
O propósito de que Sua obra deveria “reconhece-Lo”, é portanto, o nível de Biná/Entendimento. Por causa desse propósito podemos “compreender o Criador” (até onde nos é possível).
Kéter/Coroa é a Causa, e Malchut/Reino é o efeito. Chochmá/Sabedoria é similaridade e Biná/Entendimento é o diferenciação. As 6 sefirot do Zeir Anpin representam relacionamento.
Trabalhar para ganhar a recompensa acontece, portanto, através do Zeir Anpin, que consiste de 6 sefirot e corresponde aos 6 dias de trabalho, enquanto a Fêmea corresponde à Shabat.
Causa e Efeito
Um importante ensinamento cabalista é que a totalidade da recompensa ou punição do homem é o resultado de suas próprias ações. Assim sendo, Zeir Anpin está diretamente vinculado ao homem, supervisionando e guiando a providência que o afeta. Por isso, Zeir Anpin é chamado “Julgamento”.
O autor conclui, declarando que quando uma pessoa se arrepende, ela também eleva as 7 Sefirot. Tudo o que tem lugar no Zeir Anpin é resultado direto das atividades do homem.
Além disso, o autor diz que não pode haver Julgamento sem Sabedoria. Chochmá/Sabedoria é o nível onde o Criador “concede o bem”, e a totalidade do Julgamento do Criador é motivada por esse propósito.
*
O arrependimento, portanto, ocorre como se fosse ao caminho que nos levará ao encontro de todo o bem intencionado e concedido a nós, através do Criador.
É o que chamamos de Teshuvá, o retorno. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário