sexta-feira, 12 de abril de 2024

Devocional dia e noite dia 12/04

12 de Abril
Manhã "(…) o meu coração é como cera, derreteu-
se no meio das minhas entranhas." (Sl 22:14)
Nosso abençoado Senhor experimentou um terrível
ocaso e comoção na alma. "O espírito do homem
susterá a sua enfermidade, mas ao espírito abatido,
quem o suportará?" (Pv 18:14). Uma profunda
depressão de espírito é a mais grave de todas as
provações; tudo mais é como nada. O sofrido
Salvador clamou vigorosamente ao Seu Deus: "Não
te alongues de mim" (Sl 22:11), pois, acima de
qualquer outro momento, o homem precisa de seu
Deus quando o seu coração derrete dentro de si por
causa do abatimento. Crente, venha para perto da
cruz esta manhã e, humildemente, adore o Rei da
glória como Aquele que foi uma vez levado para
muito mais baixo, em sofrimento mental e angústia
interior, do que qualquer um entre nós; perceba Sua
aptidão para tornar-Se o fiel Sumo Sacerdote,
Aquele que pode Se compadecer com as nossas
fraquezas; e, em especial, àqueles entre nós cuja
tristeza surge diretamente pela ausência de um
sentido presente do amor de nosso Pai, entrem em
íntima comunhão com Jesus. Não vamos ceder ao
desespero, pois o Mestre já passou antes de nós por
esse sombrio momento. Nossas almas podem, por
vezes, se desesperar, ficar enfraquecidas, sedentas
até a aflição, buscando contemplar a luz da face do
Senhor; nessas horas, permaneçamos com o doce
fato da compaixão de nosso grande Sumo
Sacerdote. Nossas gotas de tristeza podem muito
bem ser esquecidas no oceano de Suas tristezas,
porém quão alto nosso amor se elevará! Venha, ó
forte e profundo amor de Jesus, tal como o mar
durante as enchentes em maré alta; cubra todas as
minhas forças, inunde todos os meus pecados, lava
todas as minhas preocupações, levanta a minha alma
presa à terra e a faça flutuar até aos pés de meu
Senhor, e deixa-me descansar, um pobre miserável,
lavado por Seu amor, não tendo qualquer virtude ou
valor; e apenas aventurando-se a sussurrar-Lhe que,
se Ele colocar Seu ouvido para me ouvir, Ele ouvirá
dentro de meu coração os fracos ecos das vastas
ondas de Seu próprio amor, amor o qual me trouxe
para onde o meu prazer descansa, até a Seus pés
para sempre.


Noite
"(…) o jardim do rei (…)" (Ne 3:15)
A menção ao jardim do rei feita por Neemias traz à
mente o paraíso que o Rei dos reis preparou para
Adão. O pecado arruinou completamente todas as
delícias dessa justa morada e expulsou os filhos dos
homens para lavrarem uma terra que lhes produz
espinhos e abrolhos. Minha alma, lembre-se da
queda, pois foi tua queda. Chore muito, porque o
Senhor do amor foi tão vergonhosamente maltratado
pelo cabeça da raça humana, da qual tu és membro,
como ninguém merecia ser. Veja como dragões e
demônios habitam nesta justa terra que uma vez foi
um jardim de delícias.
Note, mais adiante, outro jardim Real, onde o Rei
pingava gotas de sangue com Seu suor; Getsêmani,
cujas ervas amargas são mais doces às almas
regeneradas do que, até mesmo, as mais deliciosas
frutas do Éden. O mal da serpente no primeiro
jardim foi desfeito; a maldição foi retirada da Terra e
suportada pela prometida semente da mulher. Minha
alma, muito reflita sobre a agonia e a paixão; recorra
ao jardim da oliveira prensada e veja teu grande
Redentor resgatar a ti do teu estado de perdição.
Esse é, verdadeiramente, o jardim dos jardins, onde
a alma pode ver a culpa do pecado e o poder do
amor, duas visões que ultrapassam todas as outras.
Porventura não há um outro jardim Real? Sim, meu
coração, tu o és, ou o deverias ser. Como as flores
estão florescendo? Alguma das melhores frutas
nasceram? Será que o Rei anda por ele e descansa
nos caramanchões do meu espírito? Que as plantas
estejam cortadas e regadas, e as malignas raposas
expulsas. Vem, Senhor, e que o vento celestial sopre
na Tua vinda; que os aromas do teu jardim sejam
sentidos no exterior. Também não devo esquecer o
Real jardim da igreja. Ó Senhor, envia prosperidade
a ela. Reconstrói seus muros, nutre suas plantas,
amadurece seus frutos e, do enorme deserto,
recupera o árido desperdício, e faze dela "o jardim
do Rei".
De acordo com o “Strong's Hebrew and Greek
Dictionary”, a palavra "Getsêmani" significa
"oliveira prensada". (N.T.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário