quinta-feira, 11 de abril de 2024

Devocional dia e noite dia 11/04

11 de Abril
Manhã "Como água me derramei, e todos os meus
ossos se desconjuntaram (…)" (Sl 22:14) Será que a
Terra ou o céu contemplaram um espetáculo mais
triste de aflição? Na alma e no corpo, nosso Senhor
Se sentiu fraco como água derramada ao chão. A
colocação da cruz em seu pedestal O abalou com
grande violência, esticou todos os ligamentos, afligiu
cada nervo, e deslocou todos os Seus ossos.
Sufocado com Seu próprio peso, o Majestoso
Sofredor sentiu a tensão aumentar a cada momento
durante seis longas horas. Seu senso de desmaio e
fraqueza geral foram avassaladores, enquanto Sua
própria consciência tornava-se nada além de um
conjunto de miséria e desfalecente náusea. Quando
Daniel viu a grande visão, ele assim descreveu suas
sensações: "Não ficou força em mim; transmudou-
se o meu semblante em corrupção, e não tive força
alguma" (Dn 10:8); quanto mais enfraquecido deve
ter ficado nosso glorioso Profeta quando viu a
pavorosa visão da ira de Deus e a sentiu em Sua
própria alma! Para nós, sensações como as que o
nosso Senhor suportou teriam sido insuportáveis, e
uma afável inconsciência teria vindo em nosso
socorro; porém, no caso dEle, Jesus foi ferido e
sentiu a espada; Ele esvaziou o copo e provou cada
gota.
"Ó, Rei do sofrimento! (um título estranho, porém
verdadeiro para Ti; por todos os reis Lhe é devido);
Ó, Rei da humilhação! como devo chorar por Ti,
Aquele que em toda dor me substituiu".
Tal como nos ajoelhamos diante do trono de nosso
agora assunto Salvador, lembremo-nos bem a
maneira pela qual Ele o preparou, um trono de graça
para nós; em espírito, bebamos de Seu copo para
que possamos ser fortalecidos para nossa hora má,
qualquer que seja o momento em que ela vier. Em
Seu corpo natural, cada membro sofreu, e também
assim deve ser no corpo espiritual; no entanto, do
mesmo modo como, além de todas as Suas tristezas
e desgraças, Seu corpo saiu ileso para glória e poder,
igualmente será Seu corpo transcendental, vindo
através da fornalha sem qualquer cheiro de fogo (Dn
3:27) sobre ele.


Noite
"Olha para a minha aflição e para a minha dor, e
perdoa todos os meus pecados" (Sl 25:18)
É bom para nós quando as orações sobre nossas
tristezas estão ligadas com pedidos relacionados aos
nossos pecados; quando debaixo da mão de Deus,
não devemos ficar totalmente ocupados com nossa
dor, mas devemos lembrar de nossas ofensas contra
Ele. É bom colocar o sofrimento e o pecado no
mesmo lugar. Foi a Deus que Davi levou sua
tristeza; foi a Deus que Davi confessou seu pecado.
Observe, então, que nós devemos levar nossas dores
até Deus. Mesmo as pequenas dores você pode
apresentá-las a Deus, pois Ele conta os cabelos da
vossa cabeça (Mt 10:30); e os seus grandes
sofrimentos você pode confiar-Lhe, pois Ele segura
o oceano na palma de Sua mão. Vá até Ele, seja
qual for o seu atual problema, e você irá encontrá-
Lo capaz e disposto a aliviá-lo. No entanto, devemos
levar também os nossos pecados a Deus. Devemos
levá-los para a cruz, para que o sangue possa cair
sobre eles, purgando a culpa e destruindo seu poder
contaminante.
A lição especial do texto é esta: que devemos ir ao
Senhor, com dores e pecados, no espírito correto.
Note que tudo o que Davi pede a respeito de sua
tristeza é: "Olha para a minha aflição e para a minha
dor"; contudo, a próxima petição é muito mais clara,
definida, decidida, e simples: "Perdoa todos os meus
pecados". Muitos daqueles que estão sofrendo
teriam dito: "Remove a minha aflição e minha dor, e
olha para os meus pecados". Contudo, Davi não
falou dessa maneira; ele clamou: "Senhor, quanto a
minha aflição e meu sofrimento, eu não irei ordenar
a Tua sabedoria. Senhor, olha para eles; eu irei
deixá-los diante de Ti; eu ficaria alegre por ter a
minha dor removida, mas faze conforme Tu desejas;
mas quanto aos meus pecados, Senhor, eu sei o que
quero com eles; eu os quero tê-los perdoados; não
posso suportar estar debaixo da maldição deles
sequer por um momento". Um cristão considera a
tristeza mais suave que o pecado; ele pode suportar
que seus problemas continuem, mas não pode
suportar o fardo de suas transgressões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário