terça-feira, 9 de abril de 2024

Devocional dia e noite dia 09/04

09 de Abril
Manhã
"E seguia-o grande multidão de povo e de mulheres,
as quais batiam nos peitos, e o lamentavam" (Lc
23:27)
Em meio a grande multidão que seguia o Redentor
para Sua desgraça, havia algumas almas graciosas
que procuravam expressar sua amarga angústia em
prantos e lamentações, tal como cânticos para
acompanhar essa marcha de aflição. Quando minha
alma pode, em imaginação, ver o Salvador
carregando a Sua cruz para o Calvário, ela se junta
às mulheres piedosas e chora com elas, porque, de
fato, há um motivo verdadeiro para a dor, motivo
muito mais profundo do que aquelas mulheres
enlutadas pensavam. Elas lamentavam a inocência
maltratada, a perseguição da bondade, o
sangramento do amor, a mansidão prestes a morrer;
contudo, meu coração tem uma causa mais
profunda e amarga para lamentar. Meus pecados
foram os açoites que dilaceraram aqueles
abençoados ombros e coroaram com espinhos Suas
ensanguentadas sobrancelhas; meus pecados
clamavam: "Crucifica-O, crucifica-O!" (Lc 23:21), e
punham a cruz sobre Seus graciosos ombros. Jesus
sendo conduzido à morte é tristeza suficiente para
uma eternidade, porém eu ter sido Seu assassino é
mais, é infinitamente mais dor que uma pobre fonte
de lágrimas pode expressar.
Porque aquelas mulheres amaram e choraram não é
difícil de adivinhar; entretanto, elas não tinham
maiores razões para amarem e se entristecerem do
que tem o meu coração. A viúva de Naim viu seu
filho ser restaurado (Lc 7:11), mas eu também fui
levantado em novidade de vida (Rm 6:4). A sogra de
Pedro foi curada da febre (Mt 8:14), porém eu, de
maior praga: o pecado. De Madalena foram
expulsos sete demônios (Lc 8:2), porém, de mim,
uma legião inteira. Maria e Marta foram favorecidas
com Suas visitas (Lc 10:38), mas Ele mora comigo
(Jo 14:23). Sua mãe deu à luz o Seu corpo, mas Ele
está formado em mim na esperança da glória (Rm
5:2). Portanto, se em nada aquém àquelas santas
mulheres, então, que eu não fique aquém delas em
gratidão ou tristeza.


Noite "(…) a tua mansidão me engrandeceu" (Sl
18:35) A frase também pode ser traduzida como: "A
Tua bondade me engrandeceu". Davi, com gratidão,
designou toda sua grandeza não a sua própria
bondade, mas à bondade de Deus. "Tua
providência" é uma outra tradução; providência
nada mais é do que a bondade em ação. Bondade é
o broto onde a providência é a flor; bondade é a
semente da qual a providência é a colheita. Outros
traduzem a passagem como: "A Tua ajuda", que não
é senão outra palavra para a providência;
providência, a firme aliada dos santos, auxiliando-os
no serviço do seu Senhor. Ou ainda: "A Tua piedade
me engrandeceu". "Tua condescendência" pode,
talvez, servir como uma leitura abrangente,
combinando as ideias mencionadas, incluindo a de
piedade. Deus fazendo a Si mesmo pequeno é a
causa de termos sido feitos grandes. Somos tão
pequenos que se Deus manifestasse Sua grandeza
sem complacência, seríamos pisados debaixo de
Seus pés; mas Deus, que Se inclina para ver os céus,
e curva-Se para ver o que fazem os anjos, vira Seus
olhos para ainda mais baixo, e olha para os humildes
e contritos, e os torna grandes. Ainda há outras
traduções, como, por exemplo, na Septuaginta, onde
se lê: "A tua disciplina", ou seja, Tua paternal
correção me engrandeceu; na tradução do Caldeu
está: "Tua palavra me engrandeceu". Ainda assim, a
ideia é a mesma. Davi atribui toda sua grandeza à
bondade condescendente de seu Pai no céu. Que
esse sentimento seja ecoado em nossos corações esta
noite enquanto lançamos nossas coroas aos pés de
Jesus, e clamamos: "A Tua mansidão me
engrandeceu". Quão maravilhosa tem sido a nossa
experiência com a mansidão de Deus! Quão gentil
têm sido Suas correções! Quão suave Sua paciência!
Quão suave Seus ensinamentos! Quão suave Seus
chamados! Medite sobre esse tema, ó crente. Deixe
a gratidão ser despertada, deixe a humildade ser
aprofundada, deixe o amor adquirir força antes que
caias no sono esta noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário