domingo, 27 de fevereiro de 2022

Devocional dia e noite dia 27/02

27 de fevereiro
Manhã "Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No
Altíssimo fizeste a tua habitação" (Sl 91:9)
Os israelitas, no deserto, foram continuamente
expostos a mudanças. Sempre que a coluna se
colocava em movimento, as tendas eram levantadas;
ao amanhecer, antes que o sol tivesse subido, a
trombeta soava, a arca era posta em movimento, e o
ardente fogo, a coluna de fumaça, liderava o
caminho através de estreitos desfiladeiros na
montanha, pelas laterais das colinas ou ao longo do
árido deserto. Eles tinham pouco tempo para
descansar antes de ouvirem o som de: "Vamos! Aqui
não é o vosso descanso; vocês devem seguir adiante,
caminhando para Canaã!". Eles nunca se
demoravam em um só lugar. Nem mesmo os poços
e as palmeiras podiam detê-los. No entanto, eles
tinham uma permanente casa em seu Deus; a coluna
de fumaça de Deus era o seu teto, e Sua chama
durante a noite era o fogo familiar. Eles seguiam
adiante, de um lugar para outro, em constante
mudança, nunca tendo tempo para se sentar e dizer:
"Agora estamos seguros; neste lugar iremos habitar".
"No entanto", diria Moisés, "embora estejamos
sempre a mudar, Senhor, Tu tens sido o nosso
refúgio de geração em geração". O cristão não
antecipa as mudanças que vêm de Deus. Ele pode
ser rico hoje e pobre amanhã; ele pode estar doente
hoje e também amanhã; ele pode estar em felicidade
hoje e pode estar angustiado amanhã; contudo, não
há qualquer mudança no que diz respeito a sua
relação com Deus. Se Ele me amava ontem, Ele me
ama hoje. Minha imutável mansão de descanso é
meu bendito Senhor. Deixe os projetos serem
destruídos; deixe as esperanças serem levadas pelo
vento; deixe a alegria secar; deixe a umidade destruir
tudo; eu não perderei coisa alguma do que tenho em
Deus. Ele é "minha habitação forte, à qual possa
recorrer continuamente" (Sl 71:3). Sou um
peregrino no mundo, porém estou em casa no meu
Deus. Na terra eu vagueio, mas em Deus eu moro
numa habitação tranquila.


Noite
"(…) e cujas saídas são desde os tempos antigos,
desde os dias da eternidade" (Mq 5:2)
O Senhor Jesus, como representante de Seu povo
diante do trono, tinha saídas para eles muito antes de
surgirem no período do tempo. Foi "desde os dias
da eternidade" que Ele confirmou o pacto com Seu
Pai, onde Ele pagaria sangue por sangue, sofrimento
por sofrimento, agonia por agonia, e morte por
morte, em favor de Seu povo; foi "desde os dias da
eternidade" que Ele Se entregou sem qualquer
palavra de murmúrio; que, desde a coroa de Sua
cabeça até a sola do Seu pé, Ele suou grandes gotas
de sangue; que Ele poderia ser cuspido, perfurado,
escarnecido, fendido e esmagado sob os grilhões da
morte. Suas saídas, como nosso Fiador, foram desde
a eternidade. Pare, minha alma, e maravilhe-se! Tu
tens saídas na pessoa de Jesus "desde os dias da
eternidade". Não foi apenas quando nasceste no
mundo que Cristo te amou, porém Seu prazer com
os filhos dos homens (Pv 8:31) é desde antes que
houvesse qualquer dos filhos dos homens. Muitas
vezes Ele pensou sobre eles; de eternidade em
eternidade, Ele colocou Sua afeição sobre eles. O
quê! Minha alma, se Ele tem sido assim por tanto
tempo a respeito da tua salvação, não irá Ele
completá-la? Será que Ele, desde a eternidade, que
tem saídas para me salvar, irá agora me perder? O
quê! Será que Ele, que me levou em Suas mãos
como Sua jóia preciosa, irá agora me deixar escapar
por entre Seus dedos? Ele me escolheu antes que os
montes nascessem, antes que os canais das
profundezas tivessem sido cavados, e, agora, irá Ele
me rejeitar? Impossível! Estou certo que Ele não
teria me amado por tanto tempo se não tivesse um
amor imutável. Se Ele pudesse Se cansar de mim,
Ele já o teria feito muito antes de agora. Se Ele não
tivesse me amado com um amor tão profundo como
o inferno e tão forte como a morte, Ele já teria Se
desviado de mim há muito tempo. Oh, a alegria
acima de todas as alegrias é saber que eu sou Sua
herança eterna e inalienável, dado a Ele por Seu Pai,
ou a Terra nunca teria existido! Que o amor eterno
seja o travesseiro de minha cabeça esta noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário