sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Devocional dia e noite dia 18/02

18 de fevereiro
Manhã "(…) faze-me saber por que contendes
comigo" (Jó 10:2)
Talvez, ó alma provada, o Senhor esteja fazendo
isso para aperfeiçoar Suas graças. Existem algumas
de Suas graças que jamais seriam descobertas se não
fossem por tuas provas. Não sabes que a tua fé
nunca parece ser tão grande no período de verão
como no de inverno? O amor é, muitas vezes, como
um vaga-lume, mostrando pouca luz, a não ser em
meio a escuridão circundante. A esperança, em si, é
como uma estrela, não podendo ser vista sob o sol
da prosperidade, mas apenas na noite da
adversidade. As aflições são muitas vezes o fundo
escuro em que Deus desenha as jóias das graças de
Seus filhos, fazendo-as brilharem melhor. Era senão
há pouco tempo atrás que, de joelhos, estavas
dizendo: "Senhor, eu temo que não tenha fé; deixe-
me saber que eu tenho fé". Acaso não era isso, na
verdade, embora talvez inconscientemente, uma
oração por provações? Pois como podes saber que
tens fé até que ela seja exercitada? Tenha fé; Deus
muitas vezes nos envia provações para que nossas
graças sejam descobertas, assim como para nos
certificar da existência delas. Além disso, não é
apenas uma descoberta; o crescimento verdadeiro na
graça é o resultado de santificadas provações. Deus
muitas vezes tira nossos confortos e privilégios a fim
de nos fazer melhores cristãos. Ele treina Seus
soldados não em tendas de conforto e luxo, mas
empregando-os em marchas forçadas e árduos
serviços. Ele os faz vaus através de córregos, Ele os
faz nadarem através de rios, a escalarem montanhas,
a caminharem muitos quilômetros com pesadas
mochilas de tristeza em suas costas. Bem, cristão,
porventura não pode ser essa a narrativa para os
problemas que você está passando? Não está o
Senhor exibindo Suas graças e fazendo-as crescer?
Não é essa a razão pela qual está Ele contendendo
com você?


Noite "(…) Pai, pequei (…)" (Lc 15:18) É certo que
aqueles a quem Cristo lavou em Seu precioso
sangue não fazem diante de Deus, o Juiz, uma
confissão de pecado semelhante aos culpados ou
criminosos, pois Cristo, para sempre, levou todos os
pecados deles de maneira legítima, de modo que já
não estão onde possam ser condenados, mas são
definitivamente aceitos no Amado; contudo, tendo
eles se tornado filhos, e ofendendo como filhos,
acaso não devem, todos os dias, ir diante de seu Pai
celestial, confessar seu pecado e reconhecer sua
iniquidade de modo habitual? A natureza nos ensina
que é dever das crianças que cometem erros fazer
uma confissão a seu pai terreno, e a graça de Deus
no coração nos ensina que nós, como cristãos,
temos o mesmo dever para com nosso Pai celestial.
Nós diariamente pecamos e, por isso, não devemos
ir dormir sem o perdão diário. Supondo que minhas
transgressões contra meu Pai não sejam
definitivamente levadas a Ele para que sejam lavadas
pelo poder purificador do Senhor Jesus, qual será a
consequência? Se eu não buscar o perdão e a
purificação dessas ofensas contra meu Pai, irei me
sentir distante dEle; duvidarei de Seu amor por mim;
terei temor dEle; terei medo de orar a Ele; crescerei
como o filho pródigo que, embora ainda filho,
estava muito distante de seu pai. Mas se eu, com a
tristeza de um filho que ofendeu tão gracioso e
amoroso Pai, for até Ele e confessar-Lhe tudo, e não
descansar até que tenha a consciência de que estou
perdoado, então, sentirei o sagrado amor por meu
Pai, e irei por minha carreira cristã não apenas como
salvo, mas como alguém desfrutando de uma
presente paz em Deus através de Jesus Cristo, meu
Senhor. Existe uma grande diferença entre confessar
o pecado como um criminoso e confessar o pecado
como um filho. O seio do Pai é o lugar para
confissões penitentes. Nós fomos limpos de uma vez
por todas, mas nossos pés ainda precisam ser
lavados da contaminação de nossa caminhada diária
como filhos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário