
Purificando os Desejos
O Final é o Início – O mais Baixo é o mais Elevado
Zohar Vaietse – “E Elohim os estabeleceu no firmamento dos céus”
Sinopse
Essa passagem paradoxal localiza o “firmamento dos céus” no “final”, ou na parte mais terrena do corpo humano, os genitais. O final é o início, o mais baixo é o mais elevado.
A Relevância dessa Passagem
Nosso mundo físico é a mais baixa de todas as dimensões. Ainda assim, em virtude dos desejos implantados no interior do ser humano serem os mais intensos, o mundo físico tem o poder de revelar a maior quantidade de Luz espiritual. Quando transformamos nossos desejos mais extremos de negativos para positivos, criamos Luz para todos os mundos.
Nossos desejos instintivos mais poderosos são nossos impulsos sexuais. Quando esses desejos são domados e dirigidos na direção dos assuntos espirituais – compartilhar amor com nosso cônjuge, trazendo energia positiva do alto, trazendo uma nova vida – a Luz revelada é de um brilho inimaginável. Assim, a sabedoria e a força para utilizar nossos desejos sexuais em propósitos positivos é instilada em nós.
331 – Está escrito: “e Elohim os estabeleceu no firmamento dos céus (Gênesis 1:17). Esse é o Justo (Iessod), embora esteja escrito “no firmamento dos céus” (céus refere-se a Zeir Anpin, não a Iessod). Mas com certeza é chamado “o firmamento dos céus” sendo a parte final do corpo.
*
Nosso corpo é construído segundo o “projeto” da Árvore da Vida, a Sefirot. Por isso é o “aparelho” adequado e ideal para receber a energia dos mundos superiores. Quando examinamos a Sefirot no corpo humano, a sefirá Iessod-Fundação fica localizada nos genitais; não apenas é nosso centro sexual, mas o centro de onde emanam as energias para todas as nossas ações no mundo físico.
Mais sobre a Sefirot no corpo no álbum “Nosso Corpo, Nosso Templo Sagrado”: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=267198380113351&set=a.267198363446686.1073741829.100004695724396&type=3&theater
Iessod no Corpo inclui nossa coluna, que possui conexões nervosas com o corpo inteiro (kundaline); esse canal de energia inicia-se desde a cabeça e termina em nossos genitais (considerados no texto do Zohar, a “parte final de nosso corpo”).
Isso colocado, torna-se fácil entender porque a energia sexual tem tanta importância em nossa vida; afeta todas as nossas ações no mundo físico. Sexo é um assunto complexo e absolutamente subjetivo, mas a Cabalá nos oferece ferramentas para purificar nossa energia sexual. É um dos 72 Nomes Sagrados:
Caf, Vav, Kuf
Meditando nessa combinação, purificamos nossos desejos sexuais, de forma a compartilhar com o parceiro(a) amor e energia, de forma a colocar as necessidades dele(a) acima das nossas. Acende a energia sexual de forma que a paixão ajuda a elevar toda a existência. Também renova a Luz perdida com a atividade sexual egoísta do passado.
Ajuda também a manter a paz e a harmonia da família, e cria harmonia em grupo. Com ele, também acessamos a consciência da humildade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário