quarta-feira, 21 de agosto de 2019

2 -A Luz Infinita

A imagem pode conter: texto


2 -A Luz Infinita
1:1 
"Saiba que antes que as emanações fossem emanadas, e os criados fossem criados, a ‘Luz exaltada’ e simples ‘preenchia toda a existência’, e não havia qualquer ‘espaço vazio’. Quanto ao que pode ser chamado de ‘ar vazio’ ou vácuo, cada coisa era preenchida com essa Luz simples e ilimitada, e não havia parte alguma como a cabeça, e nenhuma parte como cauda, ou seja, não havia início nem fim, pois tudo era uma Luz simples, ‘espalhada uniformemente, em uma só semelhança ou afinidade’, e essa é chamada a Luz Infinita [Interminável]."

Devemos lembrar que a sabedoria da Cabalá é baseada em assuntos espirituais, não ocupam tempo ou espaço. Desaparecimento, permutações ou mudanças – são impossibilidades no mundo espiritual. Apesar das descrições dessas fases, a fase anterior permanece inalterada. Desaparecimento ou mudanças só podem ocorrer no interior da natureza dos objetos materiais.
Essa é a dificuldade para iniciantes, porque geralmente acessam conceitos espirituais pelo significado físico, que traz as limitações de tempo, espaço, mudança e desenvolvimento. Esses termos são utilizados pelos cabalistas apenas como símbolos para expressar e revelar suas raízes espirituais.
“Luz Exaltada” – refere-se à luz emanada pelo ser essencial do Criador. É bom lembrar que tudo descrito aqui não se refere ao ser essencial do Criador, apenas às luzes que dele emanam. A realidade é que não temos a menor ideia de Seu Ser. Fica além de nossa capacidade de conceber, nomear ou definir.
“Preenchia toda a existência” - Aqui, aparentemente encontramos uma contradição, pois falamos aqui sobre uma situação em que o mundo ainda não fora criado. Para compreender isso, devemos distinguir entre duas fases:
1 – O período da existência no qual tudo existia de forma fixa (latente) em toda a glória e perfeição.
2- O período de existência onde foram arranjadas em ordem descendente, na forma de cinco mundos, depois da primeira restrição (Tzimtzum). Os mundos são:
1_ Adão Primordial (Adam Kadmon)
2_ mundo da Emanação (Atsilut)
3_ mundo da Criação (Briá)
4_ mundo da Formação (Ietsirá)
5_ mundo da Ação (Assiá)

“Espaço vazio” – Significa que antes que os mundos fossem criados, só o Infinito existia, não havia ‘espaço vazio’ – não existia falta de qualquer espécie.
“Ar vazio” – Aqui não há referência ao ar do mundo físico, mas ao ‘ar’ do qual a atmosfera que envolve a terra é apenas uma cópia. Existe uma espécie de ‘ar espiritual’ que recebe o nome figurativo de ‘ar’ (relativo à Luz da Graça, sem a Luz da Sabedoria).
‘Espalhada uniformemente, em uma só semelhança ou afinidade” – Isso significa que não havia tons de claridade (pureza) ou densidade (impureza) das fases a serem arranjadas, pois todas as fases dos mundos só chegaram à existência depois da Restrição.
“Luz Infinita” – Não temos nenhum tipo de conceito ou definição sobre ‘Infinito’. mas podemos entender que a Luz é simples, e nela não existe o grau de grande ou pequeno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário