Chavá, a Serpente e a Morte
Porção Devarim: (‘Estas as palavras’)
“O Santo Bendito Seja ensinou a Torá a Adam (Adão)”, como está escrito:
“Então viu ele a sabedoria e a manifestou...” (Jó 28:27-28). E os anjos
o louvavam diante dele, até que Sama-el viu isto no céu e teve inveja
dele, e desceu do céu como a imagem de uma sombra em uma serpente. A
serpente era vista e a sombra sobre ela era a sua força e vigor.
‘Mavet’ - Morte
Esta serpente se aproximou da mulher, que tem a razão mais leve do que o
homem. Daqui sabemos que a mulher não se influencia senão por outra
mulher. “E disse à mulher: É assim (‘af) que Elohim disse: ‘não comereis
de todas as árvores do jardim’.” (Gênesis 3:1), imediatamente abriu com
‘af’ (apesar). Daqui que através das palavras do ser humano se
reconhece quem ele é. Assim, ele abriu com ‘af’ para revelar quem ele é.
Pegou esse sinal, se ela recebia ou não suas palavras, e a atraiu com
palavras até que ela abriu com a letra Mem, e disse: “Do (‘mê’) fruto
das árvores do jardim podemos comer” (Gênesis 3:2). Imediatamente a
serpente pegou a letra e ficou esperando pelas letras Vav e Taf, que lhe
saíssem da boca, para que a palavra ‘mavet’ [Mem, Vav, Taf] (que
significa ‘morte’ em hebraico) estivesse pronta diante deles.
Começou a influencia-la, até que está escrito: “Vendo (vaterê) a mulher
que a árvore era boa para se comer” (Gênesis 3:6), com a entonação
grande e forte. Ensina que as letras Vav e Taf voaram e subiram para se
ligarem com a letra Mem, que ficava subindo e descendo, e não se ligava a
elas, até que ela se deixou influenciar. E as letras Vav e Taf subiram
quatro vezes e rodearam a letra Mem nas quatro direções, como está
escrito: “Tomou-lhe (vatikach) do fruto e comeu (vatochal), e deu
(vatiten) também ao marido” (Gênesis 3:6) “abriram-se (vatipatachna)
então os olhos de ambos.” (Gênesis 3:7).
Eis quatro vezes as
letras Vav e Taf, e nos ensina que envolveram a letra Mem nos quatro
lados, e a letra Mem no meio, ‘mavet’ (morte) nos quatro lados. Como
você diz: “Porque a morte subiu por nossas janelas” (Jeremias 9:20),
este é Sama-el, que é uma das janelas do céu. E por isso está escrito:
“Que homem há, que não viva e veja a morte?” (Salmos 89:49).
Imediatamente a dominou e colocou a impureza nela. O Santo Bendito Seja
desceu para ver, e então: “Esconderam-se o homem e sua mulher” (Gênesis
3:8).
~[Chok le Israel (trechos escolhidos do Zohar) porção Devarim – primeiro dia
*
Aqui o Zohar nos apresenta o ‘pecado’ original com a presença das
letras hebraicas (os ‘tijolos’ da Criação) que trazem outra compreensão
dos códigos que ‘antecederam’ à ‘queda’ e à criação do mundo físico.
A expressão ‘colocou a impureza nela’ implica num acasalamento da
energia de Sama-el (como a sombra da serpente) com Chavá (Eva), que mais
tarde, ao conceber Cain e Abel, transmitiu essa impureza, alterando o
DNA espiritual divino e original do homem.
O mundo físico, como o conhecemos, surgiu em consequência desses eventos.
( creditos) Fernando Martins
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